Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Agenda de Eventos Unirio

Capa da edição de julho do informativo eletrônico Em Foco.

Cartilha conduta eleições 2018

Você está aqui: Página Inicial / Professores da Escola de Letras lançam livro ‘Avião de Alumínio’ neste sábado, dia 19

Professores da Escola de Letras lançam livro ‘Avião de Alumínio’ neste sábado, dia 19

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/05/2018 15h50, última modificação 18/05/2018 15h47

Os professores da Escola de Letras Júlia Studart e Manoel Ricardo de Lima lançam neste sábado, dia 19, a obra Avião de Alumínio, poema publicado pela Editora Quelônio e Cabriola. O lançamento acontece às 16h, na Rua Barão de Guaratiba, 178, Glória.

O poema persegue um pequeno avião, quase um "peixe mecânico" entre Moby Dick e o Pavão Misterioso, que começa no deserto do mar e não para de avançar como um "garrancho gráfico" em sobrevoo a "uma cidade queimada de sol".

Através do corpo e dos sentidos abertos da criança, o brinquedo e a ação livre, e do pensamento do artista Eduardo Frota, suas séries imprevistas e imaginação deliberada de objetos extensivos, cada linha do poema arma um contraplano político para o semiárido, desde a desolação das coisas práticas até a aparição de personagens como Antônio Conselheiro e o Padre Ibiapina.

O texto se expande num jogo interrogativo: como criar "forças de existência" em contraponto à ideia afirmativa das "formas de resistência". Feito com acabamento artesanal, costurado à mão, o livro traz desenhos de Mayra Redin, com o projeto gráfico de Sílvia Nastari.


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio