código do Google analytics Professora de universidade italiana ministra conferências sobre a obra de Ingmar Bergman — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Professora de universidade italiana ministra conferências sobre a obra de Ingmar Bergman

Professora de universidade italiana ministra conferências sobre a obra de Ingmar Bergman

por comunicacao — publicado 25/05/2016 18h15, última modificação 30/05/2016 17h29
Rosamaria Salvatore participará de atividades na Escola de Teatro a partir da próxima quarta-feira, dia 1º

Interferências entre cinema e teatro na obra de Ingmar Bergman. Este é o tema de uma série de aulas e conferências que a professora da Universidade de Pádua (UNIPD/Itália) Rosamaria Salvatore irá ministrar na Sala de Audiovisual da Escola de Teatro a partir da próxima quarta-feira, dia 1º. Nesse dia, às 13h, acontece a mesa de abertura Ingmar Bergman, diretor, dramaturgo, escritor (introdução à poética do autor). O evento se insere na disciplina Estudos da Cena, do curso de Estética e Teoria do Teatro.

Ainda no âmbito da disciplina, Rosamaria fará no dia 8 de junho, também às 13h, uma análise do filme Fanny e Alexander (Ingmar Bergman, 1982), com particular referência a citações e módulos teatrais.

Já no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), a professora visitante ministrará duas aulas. A primeira delas, Reflexos do Teatro no Cinema de Ingmar Bergman, acontece na sexta-feira, dia 3 de junho, das 10h às 13h. Encerrando a programação, no dia 10 de junho, Rosamaria falará sobre A escritura subjetiva e o uso expressivo das fotografias no cinema de Ingmar Bergman, também das 10h às 13h. As atividades fazem parte do curso Tensões históricas entre teatro e outras práticas artísticas, da linha de pesquisa História e historiografia do teatro e das artes.

Essa é a sétima missão internacional, sendo a quarta realizada na UNIRIO, no âmbito do acordo bilateral entre a Universidade e a UNIPD, firmado no primeiro semestre de 2013. Em janeiro de 2014, firmou-se o aditivo que estabelece o intercâmbio de alunos e professores da Escola de Teatro com a instituição italiana. 

Confira a programação completa da visita.

Sobre Rosamaria

Professora de “História e Crítica do Cinema” e de “Cinema e Psicanálise” na Universidade de Pádua, Rosamaria Salvatore se dedica principalmente às problemáticas do olhar e das interferências entre o cinema e outras artes, no âmbito das teorias do cinema. A partir de uma abordagem metodológica estético-formal, dedicou diversos ensaios a diretores renomados como Ingmar Bergman, Eric Rohmer, Marco Belloocchio, Carl Theodor Dreyer, Joseph Losey, Samuel Beckett, Os Irmãos Taviani, Marco Ferreri, Michael Haneke, Wong Kar-Wai, Chantal Akerman, Philippe Garrel, Nanni Moretti, Andrei Tarkovski, Steve Macqueen, Krzysztof Kieślowski, Pedro Almodovar e Luis Buñuel.

Com formação psicanalítica, privilegiou o estudo das interferências entre pensamento psicanalítico e prática cinematográfica. Sobre o tema, publicou recentemente a obra La distanza amorosa. Il cinema interroga la psicoanalisi [A distância amorosa: o cinema interroga a psicanálise].

As atividades da missão internacional são abertas ao público, respeitada a prioridade para graduandos e pós-graduandos da Escola de Teatro e do PPGAC.

A Sala de Audiovisual se localiza no 4º andar da Escola de Teatro (Av. Pasteur, 436, Urca).

Outras informações pelo e-mail riopadova@unirio.br


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio