Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Professora de universidade italiana ministra conferências sobre a obra de Ingmar Bergman

Professora de universidade italiana ministra conferências sobre a obra de Ingmar Bergman

por Comunicacao UNIRIO publicado 25/05/2016 18h15, última modificação 30/05/2016 17h29

Interferências entre cinema e teatro na obra de Ingmar Bergman. Este é o tema de uma série de aulas e conferências que a professora da Universidade de Pádua (UNIPD/Itália) Rosamaria Salvatore irá ministrar na Sala de Audiovisual da Escola de Teatro a partir da próxima quarta-feira, dia 1º. Nesse dia, às 13h, acontece a mesa de abertura Ingmar Bergman, diretor, dramaturgo, escritor (introdução à poética do autor). O evento se insere na disciplina Estudos da Cena, do curso de Estética e Teoria do Teatro.

Ainda no âmbito da disciplina, Rosamaria fará no dia 8 de junho, também às 13h, uma análise do filme Fanny e Alexander (Ingmar Bergman, 1982), com particular referência a citações e módulos teatrais.

Já no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), a professora visitante ministrará duas aulas. A primeira delas, Reflexos do Teatro no Cinema de Ingmar Bergman, acontece na sexta-feira, dia 3 de junho, das 10h às 13h. Encerrando a programação, no dia 10 de junho, Rosamaria falará sobre A escritura subjetiva e o uso expressivo das fotografias no cinema de Ingmar Bergman, também das 10h às 13h. As atividades fazem parte do curso Tensões históricas entre teatro e outras práticas artísticas, da linha de pesquisa História e historiografia do teatro e das artes.

Essa é a sétima missão internacional, sendo a quarta realizada na UNIRIO, no âmbito do acordo bilateral entre a Universidade e a UNIPD, firmado no primeiro semestre de 2013. Em janeiro de 2014, firmou-se o aditivo que estabelece o intercâmbio de alunos e professores da Escola de Teatro com a instituição italiana. 

Confira a programação completa da visita.

Sobre Rosamaria

Professora de “História e Crítica do Cinema” e de “Cinema e Psicanálise” na Universidade de Pádua, Rosamaria Salvatore se dedica principalmente às problemáticas do olhar e das interferências entre o cinema e outras artes, no âmbito das teorias do cinema. A partir de uma abordagem metodológica estético-formal, dedicou diversos ensaios a diretores renomados como Ingmar Bergman, Eric Rohmer, Marco Belloocchio, Carl Theodor Dreyer, Joseph Losey, Samuel Beckett, Os Irmãos Taviani, Marco Ferreri, Michael Haneke, Wong Kar-Wai, Chantal Akerman, Philippe Garrel, Nanni Moretti, Andrei Tarkovski, Steve Macqueen, Krzysztof Kieślowski, Pedro Almodovar e Luis Buñuel.

Com formação psicanalítica, privilegiou o estudo das interferências entre pensamento psicanalítico e prática cinematográfica. Sobre o tema, publicou recentemente a obra La distanza amorosa. Il cinema interroga la psicoanalisi [A distância amorosa: o cinema interroga a psicanálise].

As atividades da missão internacional são abertas ao público, respeitada a prioridade para graduandos e pós-graduandos da Escola de Teatro e do PPGAC.

A Sala de Audiovisual se localiza no 4º andar da Escola de Teatro (Av. Pasteur, 436, Urca).

Outras informações pelo e-mail riopadova@unirio.br

registrado em:

Acesso a Informação Capes CNPQ