código do Google analytics Primeira edição do TEDxUnirio apresenta diferentes visões sobre escassez e abundância — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Primeira edição do TEDxUnirio apresenta diferentes visões sobre escassez e abundância

Primeira edição do TEDxUnirio apresenta diferentes visões sobre escassez e abundância

por comunicacao — publicado 21/08/2018 19h10, última modificação 22/08/2018 13h47
Com a apresentação de dez palestrantes, evento aconteceu nesta terça-feira, 21 de agosto, e lotou o Palcão do Centro de Letras e Artes

O Palcão do Centro de Letras e Artes (CLA) ficou pequeno para a primeira edição do TEDxUnirio, realizado nesta terça-feira, 21 de agosto. Como o tema central “Escassez e abundância”, o evento reuniu dez palestrantes, que apresentaram suas ideias, reflexões, problematizações e propostas relacionadas a questões raciais e de gênero, economia, práticas profissionais, empreendedorismo, saúde mental e percepções pessoal e de mundo.

Participaram desta edição a comunicadora Gabi Oliveira (Novas narrativas importam); a arquiteta e eco-feminista Mónica Guerra (A Terra é uma mulher e o meu útero é o Universo: sete percepções sobre a abundância do feminino); o biólogo e professor da Unirio Daniel Andrade (Uma disciplina acadêmica pode muito mais do que a gente imagina); o biólogo Paolo Martins (Cidade, permacultura e outras relações possíveis); o empreendedor Juan Medeiros (Criando oásis no deserto empreendedor); as consultoras Taiana Trajano e Isabel Zborowski (O que nosso olhar sobre o dinheiro revela sobre nós); a psicóloga e biblioterapeuta Cristiana Seixas (Biblioterapia: que história é essa?); a psicóloga e psicopedagoga Anne Marie Bouyer (Com que lentes vemos o mundo?); e o médico do HUGG e praticante zen Rogério Lima/Ananto Prem (Ego melhor amigo: que bagagem você vem carregando?). Saiba mais sobre os palestrantes.

A coordenadora do TEDxUnirio, Simone Alencar, avaliou o evento como um sucesso, não apenas de público, mas pela qualidade dos palestrantes e também pelo processo de organização, que integrou vários centros e setores da Universidade – o que, a seu ver, caracteriza uma inovação. Para ela, a iniciativa pode servir como inspiração para que a instituição estimule o empreendedorismo e a inovação entre os alunos, por meio de projetos com os docentes.

“Acredito que outra contribuição do TEDxUnirio é o fato de podermos discutir novas formas de incluir e transformar a sociedade, de uma forma leve e que tragam experiências pessoais, como que vimos hoje”, avaliou.

Como destacou na abertura a professora Mariza Almeida, co-coordenadora do TEDxUnirio, o evento marca o momento de discussão sobre as mudanças apontadas pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, criado por lei federal em 2016 e regulamentado no início de 2018.

Com inscrições esgotadas, o evento teve transmissão ao vivo pelo canal do Núcleo de Imagem e Som (NIS) no YouTube, e as apresentações estarão disponíveis no próximo mês.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio Marca SEI UNIRIO