código do Google analytics Primeira Comissão de Ética em Enfermagem do HUGG toma posse — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Primeira Comissão de Ética em Enfermagem do HUGG toma posse

Primeira Comissão de Ética em Enfermagem do HUGG toma posse

por daniela.oliveira — publicado 23/09/2020 09h36, última modificação 23/09/2020 09h36
Cerimônia aconteceu nesta terça-feira (22), no Anfiteatro Geral do hospital universitário

Nesta terça-feira, 22 de setembro, ocorreu no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a cerimônia de posse, outorgada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), dos membros da primeira Comissão de Ética em Enfermagem (CEE) da unidade.

Participaram da mesa de abertura o superintendente do HUGG, João Marcelo Ramalho, o Gerente de Ensino e Pesquisa, Jorge Leite, a chefe de divisão de Enfermagem, Sandra Rocha, e a chefe do setor de Assistência Integrada de Enfermagem, Camilla Silva. Representando o Coren estiveram presentes Aisar Santana Matos e Maria Lucia Machado.

Para a composição da Comissão de Ética em Enfermagem foi criada uma Comissão Eleitoral, composta pelas enfermeiras Camilla Silva (presidente) e Stella Maris Renault, além da técnica de enfermagem Selma Gomes Barbosa.

"É a primeira vez que temos eleição para a CEE. Após a formação da primeira comissão, haverá nova eleição a cada três anos realizada pela própria CEE. Ela tem de ser constituída de, no mínimo, três e no máximo onze profissionais de Enfermagem, sempre respeitando o número ímpar de efetivos, entre enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem, onde cada profissional só tem direito a um voto em um representante da mesma categoria. Contará sempre com um presidente, um secretário e demais membros, dentre os profissionais mais votados, cabendo ao enfermeiro o cargo de presidente", explicou Camilla Silva.

Entre as atribuições da comissão estão: representar o Coren local em temas relacionados ao Código de Ética em Enfermagem; divulgar e zelar pelo cumprimento da legislação da categoria; identificar as ocorrências éticas e disciplinares na instituição de saúde onde atua; receber denúncia de profissionais de enfermagem, usuários, clientes e membros da comunidade relativa ao exercício profissional da enfermagem; elaborar e encaminhar relatório final ao Coren; propor e participar, em conjunto dos demais, do Serviço de Educação Permanente de Enfermagem e de ações preventivas e educativas sobre questões éticas e disciplinares; promover e participar de atividades multiprofissionais referentes à ética; divulgar as atribuições da CEE; e apresentar anualmente relatório de suas atividades ao Conselho Regional de Enfermagem.

Composição

A primeira Comissão de Ética em Enfermagem do HUGG será presidida pela enfermeira Thaisa Maria de Loiola e terá como secretária a enfermeira Loren Scarlatt da Silva Teixeira. Completam o quadro: Rodrigo Alves da Silva Peres, Jucimara Pereira Guimarães, Emanuel Pereira dos Santos, Patricia Simas de Souza, Ricardo Barra Gomes e Rachel Corrêa Rodrigues representando os enfermeiros, e Tatiane da Silva Conceição, Viviane Roberta da Silva e Janete Dutra Rodrigues, representando os técnicos e auxiliares de enfermagem.

(Assessoria de Comunicação Social do HUGG)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio