código do Google analytics Portal do Carnaval promove 3º Congresso Nacional do Samba e 1º Prêmio Edison Carneiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Portal do Carnaval promove 3º Congresso Nacional do Samba e 1º Prêmio Edison Carneiro

por comunicacao — publicado 28/11/2014 17h00, última modificação 28/11/2014 16h59
Eventos acontecem nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro, no Rio de Janeiro

O Portal do Carnaval, projeto da UNIRIO em parceria com outras instituições, promoverá nos dias 1º e 2 de dezembro a 3ª edição do Congresso Nacional do Samba, com o tema “Samba & Carnaval - atores, visões e realizações”.

Para abrir o evento, no dia 30 de novembro, acontecerá no Museu de Arte do Rio a entrega do 1º Prêmio Edison Carneiro, que irá contemplar produções acadêmicas, literárias e jornalísticas, além de iniciativas de inovação e empreendedorismo e de valorização e promoção cultural, todas ligadas ao samba e ao carnaval.

Os trabalhos foram selecionados por júri popular, e os mais votados serão escolhidos para uma comissão julgadora composta por 15 integrantes. Os vencedores receberão a medalha Edison Carneiro e prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. Confira os finalistas.

A premiação homenageia o poeta, escritor, folclorista e pesquisador baiano Edison Carneiro, e foi concebida durante o 2º Congresso Nacional do Samba, promovido pelo Portal do Carnaval em dezembro de 2012 – 50 anos após a realização do 1º Congresso Nacional do Samba, também no Rio de Janeiro.

Nos dias 1º e 2 de dezembro, a programação do 3º Congresso Nacional do Samba acontecerá no Palácio Capanema (Fundação Palmares). Serão realizadas mesas-redondas com os julgadores e com os vencedores do Prêmio Edison Carneiro, além de atividades culturais como rodas de samba na Pedra do Sal e no Largo de São Francisco da Prainha, no Centro do Rio.