código do Google analytics Portal do Carnaval lança prêmio para iniciativas na área — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Portal do Carnaval lança prêmio para iniciativas na área

Portal do Carnaval lança prêmio para iniciativas na área

por comunicacao — publicado 01/07/2014 13h50, última modificação 03/07/2014 10h18
Inscrições para o Prêmio Edison Carneiro estão abertas até 5 de agosto. São cinco categorias: produção acadêmica, produção literária não acadêmica, produção jornalística, inovação e empreendedorismo, e promoção cultural

Estão abertas até o dia 5 de agosto as inscrições ao prêmio Edison Carneiro, voltado para pesquisadores, grupos e instituições que desenvolvam projetos no segmento de samba e carnaval.

A iniciativa é do Portal do Carnaval, projeto da UNIRIO coordenado pelo professor Jair Martins de Miranda, em parceria com o projeto Samba Global, do Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira (Criar).

Há cinco categorias disponíveis: produção acadêmica, produção literária não acadêmica, produção jornalística, inovação e empreendedorismo, e valorização e promoção cultural. Cada uma delas se divide em diversas subcategorias. Os trabalhos irão a júri popular, e os mais votados seguirão para uma comissão julgadora composta por 15 integrantes. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro no valor de R$5 mil, além da medalha Edison Carneiro.

Interessados devem acessar o site do Portal do Carnaval e fazer a inscrição até o dia 5 de agosto.

Sobre Edison Carneiro

Nascido em Salvador (BA), o escritor e pesquisador Edison Carneiro já se dedicava a temas afro-brasileiros na década de 1930, estudando a influência do elemento africano no desenvolvimento do Brasil.

Em dezembro de 1962 participou do I Congresso Nacional do Samba, atuando como relator do documento que ficou conhecido como Carta do Samba, no qual propunha medidas para preservar o ritmo e suas características tradicionais. Posteriormente, a data de assinatura da Carta – 2 de dezembro – foi instituída como o Dia Nacional do Samba.

No mundo do carnaval, Carneiro foi grande benemérito da Portela e sócio da Mangueira e do Salgueiro.

Outras informações pelo site http://www.portaldocarnaval.net.br


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio