código do Google analytics Portal do Carnaval lança prêmio para iniciativas na área — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Portal do Carnaval lança prêmio para iniciativas na área

Portal do Carnaval lança prêmio para iniciativas na área

por comunicacao — publicado 01/07/2014 13h50, última modificação 03/07/2014 10h18
Inscrições para o Prêmio Edison Carneiro estão abertas até 5 de agosto. São cinco categorias: produção acadêmica, produção literária não acadêmica, produção jornalística, inovação e empreendedorismo, e promoção cultural

Estão abertas até o dia 5 de agosto as inscrições ao prêmio Edison Carneiro, voltado para pesquisadores, grupos e instituições que desenvolvam projetos no segmento de samba e carnaval.

A iniciativa é do Portal do Carnaval, projeto da UNIRIO coordenado pelo professor Jair Martins de Miranda, em parceria com o projeto Samba Global, do Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira (Criar).

Há cinco categorias disponíveis: produção acadêmica, produção literária não acadêmica, produção jornalística, inovação e empreendedorismo, e valorização e promoção cultural. Cada uma delas se divide em diversas subcategorias. Os trabalhos irão a júri popular, e os mais votados seguirão para uma comissão julgadora composta por 15 integrantes. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro no valor de R$5 mil, além da medalha Edison Carneiro.

Interessados devem acessar o site do Portal do Carnaval e fazer a inscrição até o dia 5 de agosto.

Sobre Edison Carneiro

Nascido em Salvador (BA), o escritor e pesquisador Edison Carneiro já se dedicava a temas afro-brasileiros na década de 1930, estudando a influência do elemento africano no desenvolvimento do Brasil.

Em dezembro de 1962 participou do I Congresso Nacional do Samba, atuando como relator do documento que ficou conhecido como Carta do Samba, no qual propunha medidas para preservar o ritmo e suas características tradicionais. Posteriormente, a data de assinatura da Carta – 2 de dezembro – foi instituída como o Dia Nacional do Samba.

No mundo do carnaval, Carneiro foi grande benemérito da Portela e sócio da Mangueira e do Salgueiro.

Outras informações pelo site http://www.portaldocarnaval.net.br


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio