PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Portal irá otimizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa

Portal irá otimizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa

por Comunicacao UNIRIO publicado 24/11/2014 13h25, última modificação 24/11/2014 13h30

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) lançou na manhã desta segunda-feira, dia 24 de novembro, na Sala dos Conselhos (campus da Reitoria) o Portal de Pesquisa da UNIRIO, desenvolvido em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). A ferramenta visa facilitar o desenvolvimento de projetos e o acompanhamento de processos relacionados à atividade de pesquisa.

“Um portal desse gênero é exigência dos órgãos fiscalizadores externos, aos quais devemos prestar contas”, disse o reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca. “O objetivo é socializar para dentro e para fora da Universidade o que nós fazemos em termos de pesquisa”.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Cardoso, ressaltou que, com o Portal, pesquisadores de fora da UNIRIO, tanto do Brasil quanto do exterior, poderão ter contato com a pesquisa feita na Universidade. “Isso otimizará não apenas o processo de internacionalização, mas, também, a pesquisa com outras instituições”, disse.

Já o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Paulo Roberto Pereira, salientou a importância da pareceria firmada entre a Diretoria e a PROPG, e citou outras pró-reitorias com as quais a DTIC tem desenvolvido projetos em conjunto. “Além da PROPG, também temos trabalhado em parceria com a Progepe e a Prograd”, lembrou.

Proposta

O Portal de Pesquisa acessa a base de dados do SIE – Sistema de Informações para o Ensino. A apresentação do sistema foi feita pela diretora de Pesquisa da UNIRIO, Fabiana Barbosa Assumpção de Souza, que ressaltou o potencial do projeto em fomentar parcerias com outras instituições.

A transparência de informações e a otimização de processos relacionados à investigação científica estão entre os objetivos do Portal, que visa, também, organizar o banco de projetos de pesquisa. Outras vantagens são a simplificação da submissão ao edital de iniciação científica (IC) e a elaboração de calendário único para solicitação de quota de bolsa IC e avaliação de relatórios de pesquisa.

Para participar do Portal, é necessário cadastrar e atualizar os e-mails registrados no SIE.

Outras informações pelo telefone 2542-7785.

Portal fomentará parcerias com outras instituições (Foto: Comso)