Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

banner cpa

Você está aqui: Página Inicial / Iniciado período para submissão de propostas para bolsas IC

Iniciado período para submissão de propostas para bolsas IC

por Comunicacao UNIRIO publicado 05/01/2017 13h30, última modificação 05/01/2017 14h57

Com o objetivo de apoiar a formação de novos pesquisadores, em todas as áreas de conhecimento, e despertar a vocação científica em estudantes de graduação, o Programa de Iniciação Científica da UNIRIO abre nesta quinta-feira, dia 5 de janeiro, o período para submissão de propostas para a concessão de bolsas. O prazo vai até 10 de abril, conforme o edital de seleção, divulgado em dezembro pela Diretoria de Pesquisa (DPq), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG). 

Serão concedidas bolsas de R$400 por um  período de 12 meses, de agosto de 2017 a julho de 2018. O número de bolsas a serem disponibilizadas está condicionado à conta das dotações orçamentárias anualmente consignadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, também, aos  recursos financeiros destinados à Universidade.

Estudantes interessados em receber o auxílio devem estar regularmente matriculados em curso de graduação da UNIRIO e apresentar coeficiente de rendimento geral mínimo de 7.0, em agosto de 2017. Caso o CRG do aluno esteja entre 6.0 e 7.0, o orientador deverá justificar a indicação, a ser apreciada pela Câmara de Pesquisa antes da implementação da bolsa.

As propostas para concessão de bolsas devem ser submetidas pelo professor orientador, por meio do Portal de Pesquisa. Para isso, o docente deve, entre outros requisitos, possuir experiência de pesquisa e estar inserido em um ou mais grupos de pesquisa do CNPq sediados, obrigatoriamente, na UNIRIO; ter titulação de doutor ou de mestre, com regime de trabalho integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE); e apresentar produção científica, tecnológica ou artístico-cultural entre 2012 e 2017. 

Outras informações na página da DPq ou pelos telefones 2542-7771/7785.


Acesso a Informação Capes CNPQ