código do Google analytics Oficina na Biblioteca Central irá trabalhar textos acadêmicos enquanto dispositivos de invenção de si — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Oficina na Biblioteca Central irá trabalhar textos acadêmicos enquanto dispositivos de invenção de si

por comunicacao — publicado 10/09/2018 20h15, última modificação 11/09/2018 15h47
Evento acontece na próxima quarta-feira (12), das 9h às 12h, na Sala Multimídia

Na próxima quarta-feira (12), das 9h às 12h, será realizada uma oficina intitulada #LAMISEENETAGERE. O título remete ao ato de dispor, organizar e categorizar livros e documentos arquivísticos em estantes de uma biblioteca. A oficina acontece na Sala Multimídia da Biblioteca Central da UNIRIO e será ministrada por Renata Daflon Leite, que é mestre e doutora em Memória Social pela UNIRIO e pós-doutora pela Université D’avignon. Os interessados devem confirmar inscrição pelo e-mail renatadaflon@gmail.com.

A oficineira irá revisitar sua tese de doutorado, intitulada O Festival de Avignon, ‘un Festival des Arts Vivants’: Afetos e intensidades na reinvenção do patrimônio na cidade, e sua dissertação de mestrado, intitulada Patrimônio em rede, memória criativa e performance: um estudo do blog Índios Online.

Após as leituras, a oficineira proporá uma reflexão sobre os textos acadêmicos enquanto dispositivos de invenção de si. O conceito de subjetivação será o fio condutor da oficina, pois ele perpassa a trajetória acadêmica da pesquisadora. A oficina é calcada na apresentação da metodologia de pesquisa da autora em seu trabalho de campo.

A oficina é aberta a pesquisadores, professores, acadêmicos, bem como a todo e qualquer ator social implicado na gestão de coletivos.