código do Google analytics NUGEP promove minicurso sobre documentação em museus — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / NUGEP promove minicurso sobre documentação em museus

NUGEP promove minicurso sobre documentação em museus

por comunicacao — publicado 21/10/2019 18h11, última modificação 21/10/2019 18h11
Evento acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, e as inscrições podem ser feitas pela internet

Na próxima quinta-feira (24), a partir das 10h,o Núcleo Multidimensional de Gestão de Patrimônio e Documentação em Museus (NUGEP), da UNIRIO, promove o minicurso Documentação em Museus: novos desafios. Ministrado por Alexandre Matos, o curso irá abordar os novos desafios para a gestão da informação em museus e os possíveis caminhos para as próximas décadas. O minicurso será realizado na Sala Multimídia do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e as inscrições podem ser feitas por formulário eletrônico disponível na internet.

O evento é uma iniciativa do NUGEP em parceria com o CNFCP. Entre o tópicos abordados estarão questões como normalização, acessibilidade, interconectividade e reutilização dos dados, descolonização dos conteúdos, novas ferramentas de estruturação de dados, atualização de procedimentos de gestão, além de conceitos de Big Data e Data VisualizationAlexandre Matos é professor afiliado da Universidade do Porto, diretor de Investigação e Formação do Sistemas do Futuro, membro do Comitê Internacional para a Documentação do Conselho Internacional de Museus e gestor do projeto Museum Sector Alliance (Mu.SA).

O evento é um dos resultados do Acordo de Cooperação Técnica estabelecido entre a UNIRIO e a empresa portuguesa Sistemas do Futuro, com intermédio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Museologia, Conhecimentos Tradicionais e Ação Social (Gemctas), vinculado ao NUGEP.  O objetivo do acordo, vigente desde 2016, é a aplicação das novas tecnologias de gestão ao patrimônio cultural. Foi por meio dele que o NUGEP obteve a cessão de uso de forma gratuita do sistema de gestão de bens culturais móveis (In Arte online) para formação de alunos na área de Documentação em Museus e Gestão de Coleções.

O CNFCP fica na Rua do Catete, 179 - ao lado do Museu da República.