código do Google analytics Nota de falecimento - Tércio Pacitti — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Nota de falecimento - Tércio Pacitti

Nota de falecimento - Tércio Pacitti

por comunicacao — publicado 18/06/2014 12h30, última modificação 12/09/2014 18h40
Morre professor e ex-decano do CCET, pioneiro da informática no Brasil

Faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 18, aos 85 anos, o professor Tércio Pacitti, fundador do curso de Informática Aplicada da UNIRIO – atual Sistemas de Informação.

Pacitti foi brigadeiro, engenheiro, professor e pesquisador. Graduou-se em 1952 pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e fez os cursos de mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkely. Escreveu diversos livros na área de informática, dos quais se destacam Fortran Monitor, lançado em 1967, e Construindo o futuro através da educação: do Fortron à internet, de 2003. Sua mais recente obra, Paradigmas do software aberto, data de 2006.

Conduziu a introdução da informática no ITA, na Aeronáutica, na UFRJ e na UNIRIO – onde atuou por dez anos como decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Durante sua decania, compreendida entre 1991 e 2000, incorporou ao CCET o Departamento de Matemática e Estatística da UNIRIO, além de criar o departamento, a escola e o curso de Informática Aplicada, que deram origem ao atual curso de Sistemas de Informação.

O professor será velado nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 8h, no cemitério São João Batista. O sepultamento ocorrerá às 13h.

Para saber mais sobre a trajetória de Tércio Pacitti, assista ao documentário sobre o professor produzido em 2013 pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS) da UNIRIO.