código do Google analytics Nota de falecimento - Tércio Pacitti — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Nota de falecimento - Tércio Pacitti

Nota de falecimento - Tércio Pacitti

por comunicacao — publicado 18/06/2014 12h30, última modificação 12/09/2014 18h40
Morre professor e ex-decano do CCET, pioneiro da informática no Brasil

Faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 18, aos 85 anos, o professor Tércio Pacitti, fundador do curso de Informática Aplicada da UNIRIO – atual Sistemas de Informação.

Pacitti foi brigadeiro, engenheiro, professor e pesquisador. Graduou-se em 1952 pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e fez os cursos de mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkely. Escreveu diversos livros na área de informática, dos quais se destacam Fortran Monitor, lançado em 1967, e Construindo o futuro através da educação: do Fortron à internet, de 2003. Sua mais recente obra, Paradigmas do software aberto, data de 2006.

Conduziu a introdução da informática no ITA, na Aeronáutica, na UFRJ e na UNIRIO – onde atuou por dez anos como decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Durante sua decania, compreendida entre 1991 e 2000, incorporou ao CCET o Departamento de Matemática e Estatística da UNIRIO, além de criar o departamento, a escola e o curso de Informática Aplicada, que deram origem ao atual curso de Sistemas de Informação.

O professor será velado nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 8h, no cemitério São João Batista. O sepultamento ocorrerá às 13h. 

Para saber mais sobre a trajetória de Tércio Pacitti, assista ao documentário sobre o professor produzido em 2013 pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS) da UNIRIO.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio