código do Google analytics Neurociência em foco na abertura da Semana de Integração Acadêmica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Neurociência em foco na abertura da Semana de Integração Acadêmica

Neurociência em foco na abertura da Semana de Integração Acadêmica

por comunicacao — publicado 16/10/2012 00h00, última modificação 14/07/2015 10h34

Realizada na manhã desta segunda-feira, 15 de outubro, a conferência "Neurociência e ambiente - grandes preocupações para o século XXI" deu início às atividades da Semana de Integração Acadêmica (SIA) e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Ministrada pela Profa. Dra. Cecília Hedin, presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, a palestra ocorreu no Auditório Vera Janacopulos e foi precedida pela apresentação do Coral de Trombones da UNIRIO, sob a regência do Prof. João Luiz Areias, do Instituto Villa-Lobos (IVL/UNIRIO).

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cecília Hedin destacou o aspecto transdisciplinar da Neurociência e sua aplicação nas mais variadas áreas de conhecimento, das ciências humanas às artes, seja no estudo dos fluxos de pensamento em pessoas em estados de inconsciência, seja na repercussão que a contaminação por poluentes pode gerar no homem e em animais que estão em um ambiente afetado por agentes químicos despejados sem o devido tratamento.

De acordo com a pesquisadora, um dos objetivos da Neurociência é justamente conhecer a linguagem do sistema nervoso e como os neurônios - células responsáveis pela condução do impulso nervoso - se comunicam e produzem os padrões de comportamento que nós conhecemos como normais.

Cecília Hedin também chamou a atenção para a tendência nos últimos tempos de se investigar as modificações que o ambiente pode causar no cérebro para adaptação a condições tidas como fora da normalidade.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença do Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. José da Costa, que presidiu a mesa representando o Reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca.

registrado em: SIA 2012, SNCT