Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Mensagem do reitor sobre o Dia do Professor

Mensagem do reitor sobre o Dia do Professor

por Comunicacao UNIRIO publicado 16/10/2013 14h50, última modificação 17/10/2013 09h07

Homenagem ao Professor

Prezados colegas professores:

A luta dos professores do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro exige de todos nós uma postura e uma reflexão neste Dia do Professor.

De forma inequívoca, não existe atividade profissional que mais contribua para forjar a humanidade do homem do que a ação educadora de um professor. E o sujeito dessa ação não pode, em tempo algum, ser maculado.

É o professor quem ensina a pensar.

É o professor quem ensina a salvar vidas.

É o professor quem ensina a construir bens duráveis.

É o professor quem ensina a cuidar de nosso planeta.

É o professor, enfim, quem ensina a lutar por direitos.

E a livre manifestação e a greve são direitos assegurados em nossa Constituição. Não podemos tolerar a repressão e a criminalização de manifestações legítimas que buscam colocar em prática o discurso aparentemente unânime de que a Educação é uma prioridade do Estado e da sociedade brasileira.

O respeito à figura do professor é inerente a toda nação digna de seu próprio nome, pois, ao fim e ao cabo, ele é o cidadão responsável pela construção da própria cidadania.

Esse respeito não pode, e não deve, em nenhum momento, ser menosprezado por governantes que em boa parte de suas vidas aprenderam, por intermédio de professores, a pensar e a construir conhecimentos que deveriam levá-los a uma prática que os tornassem mais nobres diante de nossa população.

É impossível respeitar quem não respeita o professor.

Todos nós sabemos que uma nação só se faz grande, no sentido mais amplo e elevado do adjetivo, se a Educação e aqueles que a praticam forem dignamente percebidos e reconhecidos.

Colegas, todos nós merecemos celebrar o dia 15 de outubro com orgulho e altivez, pois integramos, em todos os níveis de ensino, um corpo de profissionais comprometidos com a eliminação da histórica e persistente injustiça social brasileira e com a concretização dos ideais democráticos estampados em nossa Constituição.

Parabéns!

Luiz Pedro San Gil Jutuca
Reitor

Acesso a Informação Capes CNPQ