código do Google analytics Mecanismos de defesa das plantas e suas aplicações biotecnológicas serão tema de debate no Ibio — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Mecanismos de defesa das plantas e suas aplicações biotecnológicas serão tema de debate no Ibio

por comunicacao — publicado 13/09/2017 15h30, última modificação 14/09/2017 08h38
Palestra será ministrada nesta quinta-feira, às 13h, pelo professor César Luis Siqueira Junior

Plantas ao ataque é o tema da palestra que o professor do Instituto de Biociências (Ibio) César Luis Siqueira Junior ministra nesta quinta-feira, dia 14, às 13h, na Sala 201N do Ibio. A atividade, organizada pelo Núcleo de Pesquisas em Sistemas Agrícolas (Nupsa), faz parte do projeto Quintas do Nupsa.

Leia o resumo da palestra:

Ao longo dos anos, as plantas desenvolveram mecanismos de defesa que permitem sua adaptação às intempéries ambientais, tais como o ataque de insetos e patógenos. Diversas proteínas envolvidas nesses mecanismos vêm sendo caracterizadas, demonstrando que várias famílias vegetais mantêm uma similaridade na maneira como respondem ao estresse. Entre as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Laboratório de Bioquímica e Função de Proteínas Vegetais (LBFPV),  destaca-se a caracterização e purificação de compostos naturais, envolvidos nos mecanismos defesas de plantas e suas aplicações biotecnológicas.

O projeto

As Quintas do Nupsa consistem em palestras quinzenais proferidas por pesquisadores das áreas de biologia, nutrição e áreas relacionadas à saúde, abordando temas diversos, no âmbito da saúde e da conservação ambiental. O objetivo é levar conhecimento de qualidade aos alunos da UNIRIO e à sociedade.

O Ibio se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.

registrado em: Ibio