PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Livro organizado por professora da UNIRIO reflete sobre processos avaliativos na educação

por Comunicacao UNIRIO publicado 25/11/2014 16h30, última modificação 25/11/2014 16h16

Os processos de avaliação educacional têm sido bastante discutidos na atualidade, em especial no que se refere às concepções quantitativas ainda predominantes nas escolas.

Para contribuir com a reflexão sobre o tema, acaba de ser publicado o livro Avaliação das aprendizagens - sua relação com o papel social da escola, organizado por Claudia Fernandes, professora e pesquisadora da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UNIRIO.

O lançamento será nesta quarta-feira, 26 de novembro, às 18h, no Espaço Cultural do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), na Av. Pasteur, 458, Urca. Antes do lançamento, será realizado um encontro com pesquisadores, promovido pelo PPGEDU e aberto a todos os interessados.

Publicado pela Editora Cortez, o livro conta com a contribuição de professores e pesquisadores da UNIRIO e da USP, bem como de estudantes do PPGEDU. Na primeira parte, a obra apresenta concepções e ideias sobre avaliação; na segunda, mostra exemplos de processos avaliativos menos ortodoxos, que instigam professores a repensar suas práticas. Confira algumas páginas.

Segundo Claudia Fernandes, hoje se defende que a avaliação esteja relacionada à concepção de conhecimento construído, e não vise apenas à quantificação de sucesso ou fracasso escolar. “Embora tenhamos avançado, ainda prevalece nas escolas a visão da avaliação como um simples resultado”, observa a pesquisadora.

registrado em: