código do Google analytics Livro analisa edições de música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Livro analisa edições de música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX

Livro analisa edições de música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX

por comunicacao — publicado 19/11/2014 11h10, última modificação 24/11/2014 09h57
Obra, de autoria do professor do IVL Carlos Alberto Figueiredo, é resultado do conhecimento teórico e da experiência prática acumulados ao longo de quase 15 anos de pesquisas na área

O livro Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX – teorias e práticas editorias, de autoria do professor do Instituto Villa-Lobos (IVL) Carlos Alberto Figueiredo, reúne análises de 19 edições de música realizadas por especialistas brasileiros, de 1934 até os dias hoje.

Segundo o autor, o livro é resultado de todo o conhecimento teórico e a experiência prática acumulados ao longo de quase 15 anos de pesquisas sobre a crítica textual em música e edições. A obra divide-se em duas partes. Na primeira delas, são expostas e discutidas teorias e metodologias que servem de base para as decisões editoriais. Já a segunda parte é dedicada à análise das edições, culminando com a apresentação de questões recorrentes a elas relacionadas.

Carlos Alberto Figueiredo é doutor em Música pela UNIRIO, com a tese Editar José Maurício Nunes Garcia, agraciada com o Prêmio José Maria Neves da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX.

Participou de importantes projetos editorias brasileiros, como Acervo e Difusão de Partituras – no qual atuou como coordenador editorial – e Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte, conjunto com o qual vem divulgando a obra de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) em concertos e CDs.

Outras informações pelos telefones 2542-3311/3312.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio