Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Intercambistas relatam experiências durante o III Encontro de Mobilidade Acadêmica Internacional

Intercambistas relatam experiências durante o III Encontro de Mobilidade Acadêmica Internacional

por Comunicacao UNIRIO publicado 22/10/2015 14h30, última modificação 27/10/2015 11h50

“Sou filha única. Estava acostumada a ter tudo só para mim.  Durante o intercâmbio, aprendi a lidar com as diferenças, hoje, me acho uma pessoa muito melhor”, declarou Bruna de Souza  , aluna do curso de Enfermagem da UNIRIO, que participou do Programa de Mobilidade Acadêmica Marca, juntamente com a amiga de turma,  Deborah Moura. As duas  foram para a Universidad Nacional de Misiones, na Argentina,  em 2014.  Essas estudantes e outros intercambistas trocaram experiências durante o III Encontro de Mobilidade Acadêmica Internacional que ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 22 de outubro,  no Auditório Vera Janacopulos.

Durante o encontro, os estudantes relataram suas experiências: acadêmica, cultural e pessoal. Leonardo Bastos e Gustavo Wanderley, alunos do curso de Teatro da UNIRIO, estudaram na Universidade de Coimbra e tiveram a oportunidade de cursar disciplinas relacionadas com a área de graduação e com os projetos de extensão em que ambos participam na UNIRIO. “Aproveitamos o tempo para estudar e pensar. Discutíamos as questões que iam além da nossa área”, explicou Gustavo.

Maurício Figueredo, aluno do curso de Música, explicou que foi muito gratificante participar do intercâmbio  na Universidade de Urebro, localizada na Suécia. “Foi possível aprimorar meus conhecimentos na área de música,  aprender sobre a cultura local e sobre a cultura de outros países, pois convivíamos com outros intercambistas”, relatou.

O  encontro de Mobilidade Acadêmica tem  como finalidade  estimular outros estudantes a participarem de programas de intercâmbio.  “Esse evento é feito pelos alunos para os alunos, mas procuramos mostrar também que não é um sonho impossível, pelo contrário, é bem fácil de acontecer”, explicou a coordenadora interina da CRI, Juliana Gadelha. 

Para Eduardo Rocha, aluno do curso de Turismo e estagiário da CRI,  “o encontro proporciona a troca de experiência e a oportunidade da Coordenadoria mostrar seu trabalho, explicar como tudo funciona”.  

A Coordenadoria de Relações Internacionais tem como objetivo estimular e apoiar o processo de internacionalização da UNIRIO, por meio de suporte administrativo às atividades de mobilidade acadêmica e cooperação internacional. Atualmente, a UNRIO possui acordo de cooperação internacional  com 59 Universidades em diversas partes do mundo.

(Liliana Glanzmann Vallejo/ Jornalista COMSO)


Acesso a Informação Capes CNPQ