Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco

Você está aqui: Página Inicial / Programa Bolsa Permanência do MEC para estudantes indígenas e quilombolas: inscrições terminam no dia 28 de abril

Programa Bolsa Permanência do MEC para estudantes indígenas e quilombolas: inscrições terminam no dia 28 de abril

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/04/2017 07h15, última modificação 18/04/2017 08h56

O Programa Bolsa Permanência (PBP) do MEC para estudantes indígenas e quilombolas está com as inscrições abertas até 28 de abril, conforme informado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UNIRIO. Os candidatos poderão se inscrever, independentemente da carga horária dos cursos em que estiverem matriculados e da renda familiar, conforme estabelecido na Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013. 

Para realizar a inscrição, o aluno deverá acessar o site http://permanencia.mec.gov.br/, no link Sistema PBP, e fazer o cadastramento no Sistema de Gerenciamento de Bolsas por meio do preenchimento dos dados do questionário do perfil socioeconômico e cultural na plataforma. Depois de imprimir e assinar o Termo de Compromisso, o estudante deverá entregá-lo junto com a documentação exigida e o formulário da Prae preenchido no Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) da Pró-reitoria às quartas ou sextas-feiras, das 9h às 15h. 

O PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a alunos indígenas e quilombolas. Desde maio de 2016, entretanto, as inscrições gerais foram suspensas, mantendo apenas as inscrições para estudantes indígenas e quilombolas, com período determinado para solicitações. O estudante de graduação que atender a todos os requisitos para inserção no Programa terá sua inscrição validada e receberá um cartão benefício, a ser emitido pelo MEC. A agência para recebimento é definida no momento da inscrição.

Na UNIRIO, a Bolsa Permanência do MEC não poderá ser acumulada com a Bolsa de Incentivo Acadêmico. Só poderá ser recebida com apenas um dos auxílios da Prae (auxílio-moradia ou alimentação).

A Prae se localiza na Av. Pasteur, 296, Urca. 

Maiores informações sobre a bolsa e a documentação exigida na página da Prae.

Dúvidas e informação pelo e-mail servicosocial.prae@unirio.br ou pelo telefone (21)2542-7589.


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio