código do Google analytics IV Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura: homenagem a Helio Eichbauer — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / IV Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura: homenagem a Helio Eichbauer

IV Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura: homenagem a Helio Eichbauer

por comunicacao — publicado 30/07/2018 11h40, última modificação 31/07/2018 08h39
Evento será realizado no Auditório Audiovisual da UNIRIO nos dias 22 e 23 de agosto. Inscrições abertas

O Auditório Audiovisual do Centro de Letras e Artes (CLA) sediará a IV Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura no próximo mês de agosto. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de agosto e terá como tema Memória Teatral e Urbana. O evento contará com três conferências, sendo duas internacionais, seis mesas-redondas e atividades de extensão, como lançamento de livros e exposição de desenhos. No dia 24 de agosto, haverá a reunião do GP do CNPq para avaliar as inovações e contribuições introduzidas pelos pesquisadores que investigam os três temas da Jornada.

A IV Jornada homenageia o cenógrafo e professor Helio Eichbauer, um dos principais renovadores da cenografia brasileira moderna, que participou como palestrante de diversos congressos nacionais e internacionais promovidos pelo Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana, recentemente falecido. No cerne do debate, estará a questão  da arquitetura teatral, das relações entre o teatro e a cidade, da conservação do patrimônio cultural brasileiro, bem como as formas de expressão contemporâneas das possíveis adaptações de espaços alternativos para a experiência teatral.

Considerando que o enfoque do evento será primordialmente discutir a arquitetura teatral e os espaços alternativos, foram convidados, para discutir as relações entre a arquitetura, a cenografia, a dramaturgia e a história cultural, professores de reconhecido mérito como o professor  Andre Carreira ( UDESC), o professor  Cristiano Cezarino, (UFMG) e a professora Claudia Seldin ( UFRJ). 

Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para o endereço eletrônico arquiteturateatroecultura@gmail.com. As vagas são limitadas e serão concedidos certificados aos participantes do evento. O Auditório Audiovisual fica localizado no quarto andar do prédio do CLA, na Avenida Pasteur, 436, Urca.

Durante o evento ainda haverá lançamento de livros e a exibição do documentário Arquitetura teatral contemporânea no Estado do Rio de Janeiro. A programação completa pode ser conferida no folder abaixo:


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio