Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Agenda de Eventos Unirio

Banner - Jornal Em foco de Junho

Você está aqui: Página Inicial / Inovação social é feita por pessoas, diz consultora da ONU Lucila Martinez

Inovação social é feita por pessoas, diz consultora da ONU Lucila Martinez

por Comunicacao UNIRIO publicado 12/09/2017 17h40, última modificação 14/09/2017 11h05

O Projeto Lasin da UNIRIO foi inaugurado no dia 1º de setembro, com a palestra Inovação social na transformação do nosso mundo – a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela consultora da ONU/Unicef Lucila Martinez. O evento ocorreu no Istituto Europeo di Design (IED), na Urca.

Colombiana radicada no Brasil, Lucila presta consultoria internacional em gestão de sustentabilidade e inovação social há mais de 40 anos. Na palestra, ela apresentou uma grande variedade de projetos na área, abordando desde educação e extensão universitária até transporte e urbanismo, passando por agricultura orgânica e familiar.

Para ela, é fundamental que as ações de desenvolvimento sustentável sejam planejadas e implementadas em conjunto com os habitantes locais. O trabalho deve ser feito “com a comunidade, para a comunidade”, ressaltou. “Só ela própria saberá explicar o que precisa”, complementou.

Lucila também destacou a transformação pessoal dos alunos que participam de projetos de desenvolvimento sustentável. “Quando termina o dia, eles saem diferentes, com mais humildade e respeito”, revelou. Com o tempo, os estudantes começam a escutar mais os moradores da comunidade – o que, de acordo com ela, faz toda a diferença. Para a consultora, quem faz o desenvolvimento acontecer “não são as instituições, mas as pessoas”.

Um dos destaques da palestra foram as Bibliotecas Parque da Colômbia, locais de encontro, lazer e conhecimento. “São espaços de dignidade: as pessoas se sentem importantes, com vontade de que sua casa seja igual”, salientou.

Inovação como prioridade

Presente no evento, a professora Evelyn Orrico, à frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG), revelou o plano de dar prioridade à inovação. “Estamos propondo a mudança de nome para ‘Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação”, disse.

A Diretoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social (DIT) da UNIRIO foi fundada em março de 2016. Na inauguração do Lasin, a coordenadora da DIT, Maria Simone de Menezes Alencar, falou sobre as ações da equipe e sobre a importância da inovação social – para ela, um conceito ainda pouco divulgado. “Sempre se pensa em inovação tecnológica, não na social”, apontou. Entretanto, segundo a coordenadora, os projetos na área trazem um imenso potencial de desenvolvimento social. “Vemos o quanto isso é transformador, o quanto pode fazer crescer a universidade”, acrescentou.

O Lasin (Latin American Social Innovation Network) é uma rede internacional de apoio a ações de inovação social, fomentada pela Comunidade Europeia, composta por 11 instituições de 8 países da América Latina e Europa.

Lucila é consultora internacional em gestão de sustentabilidade e inovação social para a ONU/UNICEF (Foto: Comso)

registrado em:

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio