código do Google analytics I Simpósio de Biotecnologia Ambiental tem início na UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / I Simpósio de Biotecnologia Ambiental tem início na UNIRIO

I Simpósio de Biotecnologia Ambiental tem início na UNIRIO

por comunicacao — publicado 05/10/2016 15h35, última modificação 06/10/2016 08h09
Abertura aconteceu na noite de terça-feira, dia 4 de outubro. Evento, que acontece até o dia 6, conta com palestras ministradas por professores de diversas instituições de ensino do Brasil

Teve início na noite desta terça-feira, dia 4 de outubro, o I Simpósio de Biotecnologia Ambiental da UNIRIO. Realizado pelo Instituto de Biociências (Ibio), o evento acontece até quinta-feira, dia 6, sempre a partir das 18h, no auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET). 

No primeiro dia, o Simpósio contou com a presença do vice-reitor, Ricardo Cardoso – no exercício da Reitoria –, e da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico, que participaram da cerimônia de abertura. Dando início às palestras, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Aluísio Borém abordou o panorama atual da biotecnologia no Brasil e demonstrou como  as técnicas de biologia molecular têm oferecido recursos para a melhoria dos padrões de produção agrícola, assim como para a saúde da população.

Na sequência, Vinícius Peruzzi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), palestrou sobre a biorremediação e suas aplicações, e sobre seu trabalho na aplicação de algas como organismos biorremediadores em ambientes aquáticos. Encerrando o primeiro dia de Simpósio, a professora da UNIRIO Laura Jane Moreira Santiago tratou sobre a importância das ferramentas biotecnológicas para a preservação da flora e fauna, usando como exemplo a biodiversidade do Pão de Açúcar.

Programação

Nesta quarta-feira, dia 5, o evento vai abordar diversos temas, como o uso das ferramentas biotecnológicas na produção agrícola nacional e a aplicação da biotecnologia na preservação de solos. Na quinta-feira, o Simpósio contará com uma palestra sobre os Impactos dos agrotóxicos e pesticidas na agricultura nacional, ministrada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UNIRIO, Claudia Aiub, e fechará a noite com uma mesa-redonda sobre os prós e contras dos transgênicos no Brasil.

Confira a programação completa.

Dúvidas sobre o evento: unirio.nupsa@gmail.com.

O auditório Tércio Pacitti localiza-se na Av. Pasteur, 458, Urca.


(Informações fornecidas pelo professor do Ibio César Luis Siqueira Junior)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio