Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / I Encontro de História da Filosofia na UNIRIO discute o infinito

I Encontro de História da Filosofia na UNIRIO discute o infinito

por Comunicacao UNIRIO publicado 30/11/2015 11h45, última modificação 01/12/2015 11h28

Sobre o Infinito. Este é o tema que inaugura o I Encontro de História da Filosofia na UNIRIO. Organizado pela Faculdade de Filosofia, do Centro de Ciências Humanas e Sociais, junto com o Grupo de Estudos Espinosanos da Universidade de São Paulo (USP) e o Grupo de Trabalho Pensamento do século XVII da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (GT Anpof), o evento acontece na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, às 13h30, no auditório Tércio Pacitti, no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

O encontro busca discutir o infinito a partir de diversos pensadores, como Boaventura, Duns Scot, Descartes, Kepler, Malebranche, Pascal, Leibniz e, sobretudo, Espinosa. Voltado para estudantes de graduação em Filosofia, assim como para alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores das mais variadas áreas, o evento conta com a participação de docentes de diversas universidades nacionais – como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do ABC (UFBC), Universidade de São Paulo (USP) – e da Université de Picardie Jules Verne (UPJV), da França.

Além de mesas-redondas, a programação traz a conferência Espinosa: infinito e imanência, que será ministrada pela filósofa e professora da USP, Marilena Chaui. O evento também fará o lançamento das mais novas traduções de Espinosa, em edições bilíngues: Ética, do Grupo de Estudos Espinosanos da USP, sob a coordenação de Marilena Chaui; e Princípios da filosofia Cartesiana e Pensamentos Metafísicos, de Homero Santiago e Luis Cesar Oliva (USP) e revisão técnica de Anastásia Guidi Itokazu (UFABC).

No encerramento, o Encontro apresentará o Ethica, projeto artístico-filosófico que criou um aplicativo de livre acesso on-line para uma das obras mais importantes da história da filosofia – Ética, de Espinosa. A apresentação será realizada pelo responsável científico do projeto, Lorenzo Vinciguerra, professor da UPJV e diretor do Centre de Recherche em Arts & Esthétique (CRAE), e pelo diretor artístico, Patrick Fontana, artista associado ao CRAE. Com visualização em 3D, o Ethica permite percorrer a estrutura da obra acompanhada de vídeos de comentários e leituras do texto feitas por mais de 90 especialistas, de 40 universidades das mais diversas partes do mundo.

Confira a programação completa.

O CCET fica Av. Pasteur, 458, Urca. 


Acesso a Informação Capes CNPQ