código do Google analytics Fórum discute influências da cultura cigana no Brasil — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Fórum discute influências da cultura cigana no Brasil

Fórum discute influências da cultura cigana no Brasil

por comunicacao — publicado 20/05/2016 14h40, última modificação 23/05/2016 07h26
Evento terá início nesta segunda-feira, dia 23, com palestras, seminários e oficinas culturais de culinária, música e artesanato

A UNIRIO promove, a partir desta segunda-feira, dia 23, o 1º Fórum Nacional Brazil Multicultural: Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura. O evento acontece até quarta-feira, 25, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca.

O evento integra o projeto do grupo de pesquisa Brazil Multicultural intitulado Inclusão de valores sociais às comunidades Quilombolas, Indígenas, Ciganas e LGBT pelo acesso aos bens culturais e bibliotecas públicas do Brasil, coordenado pelo professor da Escola de Biblioteconomia Eduardo da Silva Alentejo.

O objetivo é discutir de que maneira os valores das comunidades ciganas têm sido inseridos nos planos nacionais de educação e centros de cultura, e abordar o papel das bibliotecas públicas brasileiras como mediadoras das relações de inclusão desses valores. Também será avaliada a noção de “bibliotecas para todos no Brasil”.

A programação inclui palestras, seminários do grupo de pesquisa e oficinas culturais de culinária, música e artesanato. Na solenidade de abertura, marcada para o dia 23, às 14h30, estarão presentes a ministra da Cidadania Nilma Lino Gomes e o representante da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais Dênis Rodrigues da Silva.

No mesmo dia, às 16h, o presidente da Embaixada Cigana do Brasil Phralipen Romane, professor Nicolas Ramanush Leite, falará sobre Influências da cultura cigana nas primeiras profissões no Brasil. Em seguida, a escritora Cristina da Costa Pereira discutirá sobre Invisibilidade da etnia cigana: estereótipos e discriminaçãoConfira a programação completa.

Interessados devem se inscrever pela página do evento.

O CCET se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.

Outras informações pelo telefone 2542-1656 ou pelo e-mail brazilmulticultural@gmail.com.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio