Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Fórum discutirá influências da cultura cigana no Brasil

Fórum discutirá influências da cultura cigana no Brasil

por Comunicacao UNIRIO publicado 12/04/2016 16h55, última modificação 13/04/2016 14h33

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o 1º Fórum Nacional Brazil Multicultural: Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura. O evento acontecerá de 23 a 25 de maio, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca.

O evento integra o projeto do grupo de pesquisa Brazil Multicultural intitulado Inclusão de valores sociais às comunidades Quilombolas, Indígenas, Ciganas e LGBT pelo acesso aos bens culturais e bibliotecas públicas do Brasil, coordenado pelo professor da Escola de Biblioteconomia Eduardo da Silva Alentejo.

O objetivo é discutir de que maneira os valores das comunidades ciganas têm sido inseridos nos planos nacionais de educação e centros de cultura, e abordar o papel das bibliotecas públicas brasileiras como mediadoras das relações de inclusão desses valores. Também será avaliada a noção de “bibliotecas para todos no Brasil”.

A programação inclui palestras, seminários do grupo de pesquisa e oficinas culturais de culinária, música e artesanato. Na solenidade de abertura, marcada para o dia 23, às 14h30, estarão presentes a ministra da Cidadania Nilma Lino Gomes e o representante da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais Dênis Rodrigues da Silva.

No mesmo dia, às 16h, o presidente da Embaixada Cigana do Brasil Phralipen Romane, professor Nicolas Ramanush Leite, falará sobre Influências da cultura cigana nas primeiras profissões no Brasil. Em seguida, a escritora Cristina da Costa Pereira discutirá sobre Invisibilidade da etnia cigana: estereótipos e discriminação. Confira a programação completa.

Interessados devem se inscrever pela página do evento.

O CCET se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.

Outras informações pelo telefone 2542-1656 ou pelo e-mail brazilmulticultural@gmail.com.


Acesso a Informação Capes CNPQ