código do Google analytics Fórum de Psicanálise e Cinema promove última sessão do ano — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco Ouvidoria

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Psicanálise e Cinema promove última sessão do ano

Fórum de Psicanálise e Cinema promove última sessão do ano

por Comso publicado 27/11/2018 08h35, última modificação 27/11/2018 08h40

Nesta sexta-feira (30), a partir das 18h,  o Fórum de Psicanálise e Cinema promoverá a última sessão do ano, com a exibição do filme  O Farol das Orcas.  A película é  inspirada em uma história real, a partir do livro escrito por Roberto Bubas: Agustín corazón abierto. Dirigido e roteirizado por Gerardo Olivares, cineasta espanhol,  a trama retrata a vida de um portador do Transtorno de Espectro Autista (TEA). 

Conforme consta na sinopse,  “Lola é a  mãe de um menino de onze anos que não interage, não fala, não se interessa por nada. Depois de ver um rapaz em um documentário da National Geographic, ele sai de seu isolado mundo e se interessa por algo. Motivada, a mãe vai com o filho para Argentina em busca de ajuda. O filme mostra uma natureza magnífica em um ambiente inóspito, tornando mínimo o ser humano diante da grandeza do mundo das orcas”.

Após a sessão, haverá um debate com a participação da professora Ana Lúcia de Castro, idealizadora do Projeto, e com o psicanalista Neilton Silva. A entrada é franca.

 O Auditório Vera Janacópulos localiza-se na Av. Pasteur, 296, Urca. Outras informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.

Sobre o Fórum

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento. As sessões acontecem sempre na última sexta-feira do mês, exceto em caso de feriados. 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio