código do Google analytics Fontes renováveis de energia na abertura da 13ª Semana de Integração Acadêmica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Fontes renováveis de energia na abertura da 13ª Semana de Integração Acadêmica

Fontes renováveis de energia na abertura da 13ª Semana de Integração Acadêmica

por comunicacao — publicado 19/10/2015 13h05, última modificação 22/10/2015 12h20
Atividades vão até dia 23 de outubro e acontecem em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015

Foi iniciada na manhã desta segunda-feira, dia 19, a 13ª Semana de Integração Acadêmica (SIA). A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Walter Issamu Suemitsu, que discursou sobre as Fontes Renováveis e Geração Fotovoltaica de Energia. O assunto da apresentação está relacionado ao tema deste ano para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): Luz, Ciência e Vida.

Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social e docente do Laboratório de Fontes Alternativas (LAFAE/UFRJ), Suemitsu abordou principalmente a energia solar, apresentando dados mundiais da geração fotovoltaica e aspectos técnicos sobre sua produção, e ainda ressaltou a necessidade de o país investir em produção de energia e em projetos interdisciplinares. “Os problemas da sociedade no Brasil são complexos e, por isso, não podem ser resolvidos de forma disciplinar, mas sim interdisciplinar”. O professor também falou da relevância da interdisciplinaridade no meio acadêmico e aconselhou os jovens a não focarem apenas em uma determinada área já no início de sua formação.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo vice-reitor, Ricardo Cardoso, representando o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca. Ricardo agradeceu às Pró-Reitorias  da área acadêmica e aos demais envolvidos nas atividades da SIA. Estiveram presentes também na mesa a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Aiub, o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico.

Cláudia Aiub apresentou o tema da SNCT - a luz -  e desejou que “a cada ano a nossa Semana de Integração esteja mais cheia –  com mais ideias, projetos e cursos –  pra que possamos realmente nos integrar”.  Alcides Guarino reforçou a importância das atividades e relembrou que, na Graduação, serão expostos mais de 230 trabalhos. Evelyn Orrico falou da honra de trazer a 1ª Jornada de Pós-Graduação, que tem como objetivo “ampliar, fortalecer e entrelaçar pesquisa, ensino e extensão”. O evento teve ainda a apresentação musical do Quarteto de Saxofones da UNIRIO, sob a direção musical do professor Marco Túlio, do Instituto Villa-Lobos (IVL/UNIRIO).

Além da 1ª Jornada de Pós-Graduação, a 13ª SIA congrega ainda a 9ª Semana de Ensino de Graduação, a 14ª Jornada de Iniciação Científica e o 20º Encontro de Extensão.  A programação da SIA inclui palestras, seminários, conferências internacionais e apresentação de trabalhos de monitoria, pesquisa e extensão. A Semana também conta com minicursos sobre normas da ABNT em produções científicas, estatística espacial e elementos do espaço urbano, entre outros diversos temas.  A SIA acontece até este sábado, dia 24. Confira a programação completa

(Letícia Hermont e Liliana Glanzmann Vallejo/Comso)