código do Google analytics Fontes renováveis de energia na abertura da 13ª Semana de Integração Acadêmica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Fontes renováveis de energia na abertura da 13ª Semana de Integração Acadêmica

Fontes renováveis de energia na abertura da 13ª Semana de Integração Acadêmica

por comunicacao — publicado 19/10/2015 13h05, última modificação 22/10/2015 12h20
Atividades vão até dia 23 de outubro e acontecem em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015

Foi iniciada na manhã desta segunda-feira, dia 19, a 13ª Semana de Integração Acadêmica (SIA). A palestra de abertura foi ministrada pelo professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Walter Issamu Suemitsu, que discursou sobre as Fontes Renováveis e Geração Fotovoltaica de Energia. O assunto da apresentação está relacionado ao tema deste ano para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): Luz, Ciência e Vida.

Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social e docente do Laboratório de Fontes Alternativas (LAFAE/UFRJ), Suemitsu abordou principalmente a energia solar, apresentando dados mundiais da geração fotovoltaica e aspectos técnicos sobre sua produção, e ainda ressaltou a necessidade de o país investir em produção de energia e em projetos interdisciplinares. “Os problemas da sociedade no Brasil são complexos e, por isso, não podem ser resolvidos de forma disciplinar, mas sim interdisciplinar”. O professor também falou da relevância da interdisciplinaridade no meio acadêmico e aconselhou os jovens a não focarem apenas em uma determinada área já no início de sua formação.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo vice-reitor, Ricardo Cardoso, representando o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca. Ricardo agradeceu às Pró-Reitorias  da área acadêmica e aos demais envolvidos nas atividades da SIA. Estiveram presentes também na mesa a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Aiub, o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Evelyn Orrico. 

Cláudia Aiub apresentou o tema da SNCT - a luz -  e desejou que “a cada ano a nossa Semana de Integração esteja mais cheia –  com mais ideias, projetos e cursos –  pra que possamos realmente nos integrar”.  Alcides Guarino reforçou a importância das atividades e relembrou que, na Graduação, serão expostos mais de 230 trabalhos. Evelyn Orrico falou da honra de trazer a 1ª Jornada de Pós-Graduação, que tem como objetivo “ampliar, fortalecer e entrelaçar pesquisa, ensino e extensão”. O evento teve ainda a apresentação musical do Quarteto de Saxofones da UNIRIO, sob a direção musical do professor Marco Túlio, do Instituto Villa-Lobos (IVL/UNIRIO).

Além da 1ª Jornada de Pós-Graduação, a 13ª SIA congrega ainda a 9ª Semana de Ensino de Graduação, a 14ª Jornada de Iniciação Científica e o 20º Encontro de Extensão.  A programação da SIA inclui palestras, seminários, conferências internacionais e apresentação de trabalhos de monitoria, pesquisa e extensão. A Semana também conta com minicursos sobre normas da ABNT em produções científicas, estatística espacial e elementos do espaço urbano, entre outros diversos temas.  A SIA acontece até este sábado, dia 24. Confira a programação completa

(Letícia Hermont e Liliana Glanzmann Vallejo/Comso)

Atividades vão até dia 23 de outubro e acontecem em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio