código do Google analytics Estudantes do Programa de Pós-graduação em Informática são premiados no Concurso de Teses e Dissertações do SBSI 2022 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes do Programa de Pós-graduação em Informática são premiados no Concurso de Teses e Dissertações do SBSI 2022

por Comunicação publicado 08/06/2022 10h28, última modificação 05/10/2022 14h46
O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação é o principal fórum na área de concentração em Sistemas de Informação, apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Alunos  do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI/UNIRIO) foram  premiados no Concurso de Teses e Dissertações, do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2022), realizado  pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre os dias 16 e 19 de maio. O evento é o principal fórum na área de concentração em Sistemas de Informação, apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Sandro Luis Freire de Castro Silva (PPGI/UNIRIO- INCA) recebeu o prêmio de melhor tese, com o tema The Coexistence of Institutional Logics and Emergent Systems in the Health Information Systems Context.  Sandro teve como orientador o professor Rodrigo Santos (UNIRIO) e Marcelo Fornazin (FIOCRUZ & UFF) como coorientador.  O principal objetivo da tese era compreender o papel dos Sistemas Emergentes voltados para a prática profissional em saúde. "A principal contribuição do trabalho está na apresentação de uma forma de observar a dinâmica de uso de sistemas de informação em saúde por uma visão mais abrangente que considera o artefato tecnológico parte de um contexto dinâmico", destacou  Sandro Silva.

Em segundo lugar, Felipe Cordeiro  (Iserj/FAETEC & UNIRIO)  garantiu a premiação pela tese Accountability Evaluation in Systems-of-Information Systems Based on Systems Thinking.  A orientação foi do professor Rodrigo Santos (UNIRIO) e a coorientação da professora Aline Vasconcelos  (IFF). Já a premiação pela melhor dissertação foi para o aluno Luiz Costa,  com o  tema PSECO-IM: An Approach for Incident Management to Support Governance in Proprietary Software Ecosystems. Os orientadores responsáveis foram os professores  Rodrigo Santos (UNIRIO) e Awdren Fontão (UFMS).

Rodrigo Santos,   orientador dos três trabalhos premiados, é professor do PPGI/UNIRIO e coordenador do Laboratório de Engenharia de Sistemas Complexos (LabESC/UNIRIO).  O professor explicou que todas as pesquisas premiadas no Concurso foram desenvolvidas durante o auge da pandemia, o que exigiu uma dedicação ainda maior dos alunos. “Procuramos manter as reuniões semanais nesse período. Isso foi fundamental para o desenvolvimento das pesquisas e para os resultados alcançados. Muitos alunos passaram por problemas pessoais graves durante o processo. Certamente, um desafio muito grande. Todos se empenharam e, com muita dedicação e  resiliência, conseguiram alcançar os objetivos. Isso é muito gratificante para a gente, como orientador e professor", afirmou.

Rodrigo comentou também sobre a relação da pesquisa com a prática profissional. "O PPGI da UNIRIO foi o primeiro Programa da grande área de Ciência da Computação a ter “Sistemas de Informação” como área de concentração principal. Procuramos sempre conciliar a teoria com a prática profissional. Grande parte dos alunos do PPGI/UNIRIO são profissionais que estão atuando no mercado de trabalho do Estado do Rio de Janeiro. É interessante observar que continuam inspirados em envolver a prática com a área acadêmica”, apontou.

O Programa PPGI da UNIRIO foi criado em 2006,  com a aprovação do Curso de Mestrado em Informática. Seis anos depois, ocorreu a aprovação do Curso de Doutorado. Atualmente, são oferecidas duas linhas de pesquisa: Sistemas Inteligentes Aplicados e OtimizaçãoSistemas de Apoio a Negócios.

Saiba mais sobre o processo seletivo do PPGI.

(por Liliana Vallejo/Comso)

registrado em: Ciência na UNIRIO