Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Troca de experiências: estudantes da Holanda conhecem projetos desenvolvidos em parceria com a UNIRIO

Troca de experiências: estudantes da Holanda conhecem projetos desenvolvidos em parceria com a UNIRIO

por Comunicacao UNIRIO publicado 01/12/2017 11h15, última modificação 04/12/2017 09h52

Durante três semanas, 19 alunos da Universidade NHTV (University of Applied Sciences, Breda, na Holanda) conhecerão trabalhos sobre turismo sustentável, desenvolvidos em parceria com a UNIRIO. Desde o dia da chegada, dia 27 de novembro, até o dia 12 de dezembro, quando retornarão para a Holanda, diversas atividades serão trabalhadas, sob a coordenação da professora da UNIRIO Michelle Sampaio (responsável pela disciplina Desenvolvimento Sustentável). Uma das ações mais esperadas pelos estudantes é a que será desenvolvida no município de Silva Jardim, em parceria com o Movimento Silva Jardim Sustentável. 

De acordo com a professora Michelle, o objetivo do projeto é construir parcerias efetivas, que proporcionem a criação de ideias inovadoras e sustentáveis  e que tragam a grandeza da diversidade para a UNIRIO. “ A ideia é  compartilhar conhecimento. São alunos de culturas diferentes, de cursos de áreas diferentes, mas com o mesmo propósito. Isso tudo estimula a criatividade e o aprendizado”, definiu.

A professora Celiane Camargo Borges, da Universidade NHTV, explicou que na NHTV há uma preocupação muito grande para que os alunos adquiram um conhecimento global, com uma sensibilidade local. “Nossa universidade tem uma orientação internacional bem forte;  75% de nossos cursos são em Inglês; 18% de nossos alunos são internacionais. Sair da Holanda e vir para cá demanda deles um conhecimento mais globalizado do que é o mundo, do que são culturas diferentes e, ao mesmo tempo, eles têm que entender a sensibilidade local, do que trata o contexto do Brasil, o que somente funciona no Brasil”, explicou.

Para o holandês Daan Sanders, do curso de Arquitetura Urbana, a experiência já está sendo incrível. “Está sendo muito interessante porque estamos aprendendo juntos com a diferença. Na Holanda, temos um conceito de sustentabilidade aplicado em outros contextos, em uma outra realidade. Acredito que juntos podemos ter uma noção mais ampla do que é sustentabilidade”, finalizou. (por Liliana Glanzmann Vallejo)

Visita ao Pão de Açúcar

No dia 28 de novembro, foi realizada uma dinâmica com o tema Cocriando Parcerias para Ações Sustentáveis. A atividade, que contou com a participação de alunos  e servidores da UNIRIO, foi realizada no Instituto Europeu de Design (IED)


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio