Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / Especialista em paleografia recebe título de professor benemérito nesta sexta-feira

Especialista em paleografia recebe título de professor benemérito nesta sexta-feira

por Comunicacao UNIRIO publicado 14/06/2016 15h40, última modificação 14/06/2016 15h39

O docente aposentado da Escola de Arquivologia João Eurípedes Franklin Leal  será condecorado com o título de professor benemérito da UNIRIO nesta sexta-feira, dia 17. A cerimônia, que acontecerá às 10h, no Auditório Vera Janacopulos, integra sessão solene conjunta do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Franklin Leal graduou-se em Direito e História pela Universidade Federal do Espírito Santo e especializou-se em paleografia (estudo de manuscritos) medieval e moderna pela Universidade de Valladolid (Espanha). Ingressou na UNIRIO em 1988 como professor adjunto. Em sua trajetória na Universidade, chefiou o Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos e coordenou o Núcleo de Paleografia e Diplomática.

É sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e presidente da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).  É autor de diversas publicações sobre paleografia e história do Espírito Santo. Em 2014, recebeu o título de Cachoeirense Ausente nº1 do ano, concedido a cidadãos originários do município de Cachoeiro do Itapemirim (ES) que residam e se destaquem em outras cidades.

O Auditório Vera Janacopulos se localiza no campus da Reitoria (Av. Pasteur, 296, Urca).


Acesso a Informação Capes CNPQ