código do Google analytics Escola de Turismo irá mapear passagem de Charles Darwin pela cidade do Rio de Janeiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco Ouvidoria

Centrais de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Quadrado com fundo azul escuro e bordas arredondadas com a descrição MEC na cor branca MEC Universidade

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Turismo irá mapear passagem de Charles Darwin pela cidade do Rio de Janeiro

Escola de Turismo irá mapear passagem de Charles Darwin pela cidade do Rio de Janeiro

por Comso publicado 07/01/2019 15h05, última modificação 08/01/2019 13h48

A Escola de Turismo da UNIRIO estabeleceu uma parceria de pesquisa e extensão com o Núcleo Casa da Ciência da UFRJ para desenvolver o projeto “Turismo Científico: Caminhos de Darwin na cidade do Rio de Janeiro”. O objetivo principal é mapear a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Rio de Janeiro e estimular o turismo científico com base em suas pesquisas.

O cientista embarcou a bordo do navio Beagle em fevereiro de 1831 para uma viagem que durou quatro anos e nove meses e que buscou mapear a costa da América do Sul. O resultado das expedições do pesquisador ao continente originou a obra A Origem das Espécies.

O projeto da Escola de Turismo visa aprofundar o debate acadêmico sobre o turismo cientifico, assim como a sua aplicação no contexto da passagem de Darwin pela cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa é complementar ao projeto “Caminhos de Darwin”, desenvolvido em 2008 no interior do Estado do Rio de Janeiro, que teve como objetivo a criação de um roteiro turístico e científico e envolveu instituições de pesquisa e ensino, municípios e escolas do estado.

Estão envolvidos no projeto de extensão as professoras da Escola de Turismo Bruna Conti (coordenadora), Maria Jaqueline Elicher (vice-coordenadora), Joice Lavandoski e Carla Fraga, além dos pesquisadores-colaboradores Luiz Emerson da Cruz Saldanha (UFRJ) e Patricia Daflon (UFF), Fátima Brito e Katia Mansur (Casa da Ciência/UFRJ) e bolsistas dos cursos de Turismo e Pedagogia da UNIRIO.

Equipe de trabalho na apresentação do seminário “Caminhos de Darwin: uma iniciativa para a popularização da Ciência e para o Turismo Científico”, em novembro de 2018 (Imagem: Divulgação)



Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio