código do Google analytics Escola de Biblioteconomia inaugura exposição e lança edição comemorativa da revista Chronos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Biblioteconomia inaugura exposição e lança edição comemorativa da revista Chronos

por comunicacao — publicado 19/09/2016 12h25, última modificação 19/09/2016 12h27
Evento será na próxima quinta-feira, 22 de setembro, às 18h, no Auditório Paulo Freire

Na próxima quinta-feira, 22 de setembro, a Escola de Biblioteconomia inaugura a exposição “O curso e o percurso da Biblioteconomia: da Biblioteca Nacional à UNIRIO” e lança a edição comemorativa da revista Chronos sobre os 100 anos de instalação do primeiro curso de biblioteconomia no Brasil, celebrados em 2015. O evento acontecerá às 18h, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

O atual curso de biblioteconomia da UNIRIO foi criado em 1911, na Biblioteca Nacional, mas sua instalação ocorreu quatro anos depois, com a entrada dos primeiros estudantes. Em 1969, o curso integrou-se à Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (Fefieg), que deu origem à UNIRIO.

A exposição e a edição comemorativa da revista Chronos, editada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), apresentam essa trajetória, por meio de imagens e documentos históricos, depoimentos de bibliotecários e professores da UNIRIO e registros da memória científica da Biblioteca Nacional.

O Auditório Paulo Freire fica na Av. Pasteur, 458, prédio do CCH, Urca.