código do Google analytics Escola da UNIRIO recebe honraria do Conselho Federal de Enfermagem — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Escola da UNIRIO recebe honraria do Conselho Federal de Enfermagem

Escola da UNIRIO recebe honraria do Conselho Federal de Enfermagem

por Comso publicado 21/09/2015 15h00, última modificação 21/09/2015 14h38

A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) recebeu na última quarta-feira, 16 de setembro, homenagem prestada pelo Conselho Federal de Enfermagem, por seus 125 anos de atividade.

A coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, professora Inês Meneses dos Santos, representou a EEAP na entrega da Medalha Anna Nery, que aconteceu durante o 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado em João Pessoa (PB).

A EEAP

Em 1890, a diretoria do Hospital Nacional dos Alienados promoveu uma reforma técnico-administrativa que levou à criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras da Assistência a Alienados, primeira do Brasil. Em 1921, uma portaria criou a seção feminina da Escola, denominada Escola Profissional de Enfermeiras Alfredo Pinto em homenagem ao ministro da Justiça e Negócios Interiores, Alfredo Pinto Vieira de Mello, que aprovou seu regulamento interno.

Com a reforma universitária, a instituição foi inserida na estrutura da UNIRIO, sendo denominada Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Desde 1890, a Escola teve 19 diretores e, atualmente, tem à frente de sua gestão a professora Almerinda Moreira.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio