Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Escola da UNIRIO recebe honraria do Conselho Federal de Enfermagem

Escola da UNIRIO recebe honraria do Conselho Federal de Enfermagem

por Comunicacao UNIRIO publicado 21/09/2015 15h00, última modificação 21/09/2015 14h38

A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) recebeu na última quarta-feira, 16 de setembro, homenagem prestada pelo Conselho Federal de Enfermagem, por seus 125 anos de atividade.

A coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, professora Inês Meneses dos Santos, representou a EEAP na entrega da Medalha Anna Nery, que aconteceu durante o 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado em João Pessoa (PB).

A EEAP

Em 1890, a diretoria do Hospital Nacional dos Alienados promoveu uma reforma técnico-administrativa que levou à criação da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras da Assistência a Alienados, primeira do Brasil. Em 1921, uma portaria criou a seção feminina da Escola, denominada Escola Profissional de Enfermeiras Alfredo Pinto em homenagem ao ministro da Justiça e Negócios Interiores, Alfredo Pinto Vieira de Mello, que aprovou seu regulamento interno.

Com a reforma universitária, a instituição foi inserida na estrutura da UNIRIO, sendo denominada Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Desde 1890, a Escola teve 19 diretores e, atualmente, tem à frente de sua gestão a professora Almerinda Moreira.


Acesso a Informação Capes CNPQ