código do Google analytics Encontro virtual reúne representantes das Artes da Noite das décadas de 1970 e 1980 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Encontro virtual reúne representantes das Artes da Noite das décadas de 1970 e 1980

Encontro virtual reúne representantes das Artes da Noite das décadas de 1970 e 1980

por Comunicação publicado 20/08/2021 18h11, última modificação 20/08/2021 19h13
Mesa ‘Desbunde Tropicalista: croquettes, croquettas e vivecas!’, promovida pelo projeto de extensão Cabaré Incoerente, acontece na próxima quinta-feira, dia 26

O projeto de extensão e cultura Cabaré Incoerente promove na próxima quinta-feira, dia 26, às 20h, a mesa virtual de discussão Desbunde Tropicalista: croquettes, croquettas e vivecas! A atividade integra o I Ciclo de Debates Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite.

A mesa reunirá artistas brasileiros das décadas de 1970 e 1980, que contestavam a repressão e a censura por meio do deboche, do “brilho” e da transgressão. Participam do debate antigos integrantes dos grupos de teatro Dzi Croquettes, Dzi Croquettas e Vivencial Diversiones, com mediação do professor do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento será transmitido pela plataforma Zoom. Para participar, é preciso se inscrever pela página https://www.sympla.com.br/dialogos-incoerentes---mesa-2-desbunde-tropicalista-croquettes-croquettas-e-vivecas__1302450.

O Ciclo de Debates Diálogos Incoerentes prossegue até novembro. Ao todo, serão quatro encontros, buscando a troca de experiências com artistas representantes de grupos e práticas da cena expandida das Artes da Noite – o cabaré, o burlesco, o strip tease, o teatro de variedades, a arte drag (queen, king e queer), o café-concerto, a bufonaria e as festas performáticas, entre outros. 

Sobre o projeto

O Cabaré Incoerente é um projeto de extensão e cultura da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenado pela professora Christina Streva. Atrelado à pesquisa e ao ensino desde 2014, o projeto investiga e compartilha o cabaré enquanto linguagem artística, por meio de espetáculos, oficinas, grupos de estudos, mesas de debate e Noites Incoerentes (mostras de repertório com números variados). Mais de 50 apresentações já foram realizadas ao longo desses anos, em diferentes cidades e estados do Brasil. 

Outras informações estão disponíveis na página do Cabaré Incoerente.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio