código do Google analytics Emoção marca cerimônia de transmissão do cargo de reitor da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco Ouvidoria

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Você está aqui: Página Inicial / Emoção marca cerimônia de transmissão do cargo de reitor da UNIRIO

Emoção marca cerimônia de transmissão do cargo de reitor da UNIRIO

por Comso publicado 05/07/2019 16h50, última modificação 09/07/2019 11h20

Na manhã desta quinta-feira, 4 de julho, aconteceu a cerimônia de transmissão do cargo de reitor da UNIRIO ao professor Ricardo Silva Cardoso, de posse do vice-reitor, Benedito Fonseca e Souza Adeodato, e de recondução e posse dos pró-reitores da Universidade.

Realizada no auditório do Arquivo Nacional, no Centro do Rio, a solenidade contou com a presença de autoridades de diversas instituições dos âmbitos federal, estadual e municipal, além de docentes, técnicos-administrativos e discentes, que lotaram o espaço. Também prestigiaram a cerimônia os decanos dos cinco centros da Universidade, diretores das Escolas, Institutos e Faculdades, e diretores e coordenadores das pró-reitorias e de unidades administrativas da UNIRIO.

Em seu discurso, o reitor Ricardo Cardoso ressaltou o papel da comunidade universitária, em especial dos entes representativos, para a efetividade da democratização, comprometida com o interesse público. Muito emocionado, reafirmou o compromisso com a proposta de campanha “Experiência e inovação", com ética.

“Enfrentaremos os desafios, por meio do debate e do respeito perante a comunidade. Não faltará disposição para o diálogo aberto, compreensão e compromisso para vencermos as dificuldades e buscarmos, de forma responsável, as soluções adequadas para responder às demandas da sociedade que nos mantém”, asseverou.

Confira a íntegra do discurso do novo reitor.

Ricardo Silva Cardoso é o 10º reitor da Instituição desde a criação da Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (Fefieg), em 1969. Docente do Instituto de Biociências (Ibio), foi pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa entre 2011 e 2015, e ocupou o cargo de vice-reitor, entre 2015 e 2019, durante a gestão do professor Luiz Pedro San Gil Jutuca.

Ao realizar a transmissão do cargo, Jutuca agradeceu a todos os servidores que participaram ativamente de sua gestão e manifestou votos de sucesso ao novo reitor e equipe: “Confio plenamente em sua capacidade e dedicação. Sei que certamente saberá corrigir os erros involuntários de reitores que o antecederam e aprimorar as boas iniciativas que foram deixadas”.

Empossado durante a cerimônia, o vice-reitor, Benedito Adeodato, reforçou que pretende, ao lado do reitor, “realizar os maiores esforços para cumprir nossa missão”.

"Convidamos toda a comunidade acadêmica para o diálogo, queremos trabalhar unidos  em prol da Universidade. Temos que usar nossa experiência e aplicar as inovações, daí o nome da nossa chapa ‘Ricardo e Benedito: Experiência e Inovação’, para quebrar o paradigma da nossa UNIRIO". O vice-reitor  também declarou: "A autonomia universitária não é uma panaceia; é para ser defendida e cobrada”.

Confira a íntegra do discurso do vice-reitor.

Posses e reconduções compõem gestão 2019-2023

O novo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Paulo Sergio Marcellini, avaliou que o sentimento após a posse é de agradecimento à confiança nele depositada. “A retribuição será um árduo trabalho na Progepe. Meu compromisso é tentar honrar aqueles que estruturaram a pró-reitoria e a todos os trabalhadores da UNIRIO”, disse.

Reconduzido ao cargo de pró-reitor de Administração, Thiago da Silva Lima se emocionou ao falar sobre o tempo de estudante no curso de Direito e destacou o compromisso com a Instituição: “Sou eterno aluno da UNIRIO, aqui fiz meus amigos e conheci minha esposa. Sonho com uma Universidade de qualidade e inclusiva, com uma Universidade com projeção nacional e internacional, moderna e com excelência em ensino e pesquisa. Para que isso ocorra, é preciso que a própria gestão se reinvente a cada dia e seja sempre transparente, além de procurar alternativas para almejar o bem comum. Precisamos fazer mais, com menos”.

Desafios

A professora Loreine Hermida da Silva e Silva, reconduzida à Pró-Reitoria de Planejamento, agradeceu a confiança do reitor em mantê-la no cargo, e também destacou a importância de seus colaboradores da gestão. “Agradeço mais essa oportunidade e ratifico meu compromisso com toda a sociedade ao reassumir a pró-reitoria. Será um desafio inimaginável planejar uma Instituição essencialmente humanística e inclusiva, diante de um cenário pouco favorável, de cortes orçamentários e enxugamento de recursos humanos. Mas darei o máximo de mim, pensando no desenvolvimento de uma universidade melhor e mais competitiva”, disse Loreine.

Para a professora Carmen Irene de Oliveira, empossada como pró-reitora de Assuntos Estudantis, é um grande desafio assumir uma pró-reitoria estratégica para a Universidade: “Estratégica no sentido de pensar uma política estudantil para além do assistencialismo, que ajude na formação de um sujeito pronto para enfrentar o mundo”, analisou.

“Nesta gestão, buscaremos as oportunidades para o crescimento humano de nossos discentes, além de uma formação crítica, pautada na cordialidade. Acreditamos tanto no exercício da escuta sensível às demandas, como na fala responsável. Trabalharemos para uma Prae mais voltada para a integração, pensando no acolhimento dos alunos dos cursos presenciais e também dos cursos a distância”, completou Carmen.

Reconduzida à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, a professora Evelyn Goyanes Dill Orrico comparou os sentimentos que marcaram sua primeira posse com o momento atual. “Naquela ocasião [posse em 2015], eu falei em três sentimentos: gratidão, humildade e esperança. Hoje posso entrelaçar os dois primeiros, pois nada teria conseguido fazer se estivesse sozinha. Agradeço ao professor Jutuca a oportunidade de guiar a pós-graduação e a pesquisa, e o desafio maior que foi implantar a inovação na cultura e no cotidiano de nossa Universidade”, destacou, agradecendo também a todos os diretores e servidores da PROPGPI.

Diante do cenário atual, de muitas dificuldades e cortes orçamentários, Evelyn ressaltou que o sentimento anterior de esperança foi substituído pela perseverança e pela vontade de lutar pela conquista de melhores condições de pesquisa e de ensino. “Coloco-me à disposição para enfrentar os desafios de nossa Universidade pública, laica e de qualidade”, concluiu, bastante emocionada.

Após ser reconduzido ao cargo de pró-reitor de Graduação, o professor Alcides Wagner Serpa Guarino agradeceu ao reitor Jutuca o convite de quatro anos atrás e reafirmou seu compromisso com a nova gestão, contando com a colaboração de sua equipe.

“Certamente não teria conseguido atingir meus objetivos se não fossem os servidores que atuam na Prograd. Mais uma vez, não faltarão esforços de toda a equipe, diante dos desafios de tentar gerenciar os cursos de graduação da Universidade neste momento difícil pelo qual o país está passando, de contingenciamento de verbas”, ressaltou Alcides.

O pró-reitor encerrou a fala fazendo um convite: “A Prograd sempre estará aberta para qualquer um que queira dialogar e tentar articular em benefício dos cursos de graduação de nossa Universidade”.

Emocionado, o novo reitor da UNIRIO profere seu discurso (Foto: Comso)

Mesa solene da cerimônia de transmissão do cargo de reitor (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio