código do Google analytics EEAP homenageia enfermeira Virgínia Portocarrero, enviada para socorrer soldados na Segunda Guerra Mundial — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / EEAP homenageia enfermeira Virgínia Portocarrero, enviada para socorrer soldados na Segunda Guerra Mundial

por comunicacao — publicado 02/04/2018 12h50, última modificação 02/04/2018 12h52
Capitã completa 100 anos em 2018

A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) homenageia a enfermeira da Força Aérea Expedicionária Brasileira capitã Virgínia Niemeyer Portocarrero nesta quinta-feira, dia 5. Enviada para atuar no socorro a soldados feridos em combate na Segunda Grande Guerra, Virgínia completa 100 anos em 2018. A homenagem acontece a partir das 8h, no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Av. Infante Dom Henrique, 75).

Após a mesa solene, a pesquisadora Margarida Bernardes, aluna de pós-doutorado da UNIRIO, ministrará conferência sobre a trajetória da enfermeira.

O evento é promovido pelo Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem (Lacuiden). A atividade também marca o encerramento da exposição fotográfica Imagens no Caos, com registros dos cuidados prestados na Segunda Guerra.