código do Google analytics Editoras universitárias do Rio de Janeiro refletem sobre seus desafios e dilemas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Editoras universitárias do Rio de Janeiro refletem sobre seus desafios e dilemas

por Comunicação publicado 01/12/2022 20h52, última modificação 15/12/2022 14h18
Diretores de cinco editoras, incluindo a recém-criada EdUNIRIO, compartilharam experiências em evento na tarde desta quarta-feira (30/11)

Diretores de cinco editoras universitárias do Rio de Janeiro estiveram reunidos nesta quarta-feira (30/11), na UNIRIO, com a proposta de refletir sobre os desafios e dilemas de suas atividades. O evento foi a primeira ação oficial da recém-criada Editora da UNIRIO (EdUNIRIO), cuja aprovação pelo Conselho Universitário aconteceu no mês de agosto.

Na foto acima, da esquerda para a direita: Marcelo Moraes (UFRJ), Felipe Gomberg (PUC-Rio), Rossano Pecoraro (UNIRIO), João Feres Júnior (Uerj) e Renato Franco (UFF)

O encontro, organizado pelo professor Rossano Pecoraro, diretor da EdUNIRIO, reuniu os professores Felipe Gomberg, da Editora PUC-Rio; João Feres Júnior, da Editora da Uerj; Marcelo Jacques Moraes, da Editora UFRJ; e Renato Franco, da Editora da UFF. Os diretores apresentaram suas estruturas e conversaram sobre as particularidades de cada editora, refletindo sobre os desafios referentes a espaços físicos, equipes, questões orçamentárias, critérios de publicação, novas plataformas, entre outros pontos.

Para Rossano Pecoraro, o encontro foi fundamental para entender melhor o funcionamento das diferentes estruturas e embasar algumas propostas para a definição e a atuação da política editorial da EdUNIRIO. "Não queremos inventar a roda. Como editora caçula, pretendemos observar as experiências exitosas e as competências das editoras mais antigas, para fazer também um trabalho de excelência na publicação de nossos livros", observou.

Durante o evento, o diretor da EdUNIRIO apresentou a proposta de articulação de um fórum permanente das editoras fluminenses. "Respeitando as peculiaridades e diferenças de cada editora, a ideia é somar forças para enfrentar os desafios comuns", explicou o professor.

registrado em: Ciência na UNIRIO