código do Google analytics DPq recebe propostas para concessão de bolsas de iniciação científica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / DPq recebe propostas para concessão de bolsas de iniciação científica

DPq recebe propostas para concessão de bolsas de iniciação científica

por Comunicação publicado 08/07/2020 19h40, última modificação 08/07/2020 19h44
Editais se voltam a alunos de graduação da UNIRIO e a estudantes de ensino médio

A Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGI) lançou dois editais para seleção e avaliação de propostas para concessão de bolsas de iniciação científica.

O primeiro deles se refere ao Programa de Iniciação Científica da UNIRIO e ao PIBIC/CNPq. Serão disponibilizadas bolsas de R$400 mensais por um período de 10 meses, de outubro de 2020 a julho de 2021.

O orientador deve ter experiência em pesquisa e estar inserido em um ou mais grupos de pesquisa do CNPq, sendo ao menos um deles sediado na UNIRIO. Também deve ser docente em regime de trabalho em tempo integral (40h) ou de dedicação exclusiva (DE) e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no período de 2015 a 2020.

O projeto deve estar registrado no Portal de Pesquisa da UNIRIO, e ter originalidade, relevância e viabilidade técnica. Caso o projeto preveja alguma inovação tecnológica, cultural ou social, o autor deverá assinalar isso claramente dentro do Portal de Pesquisa.

O período de submissão de propostas está aberto até o dia 18 de agosto. Confira no edital a lista de documentos exigidos.

Iniciação científica júnior

O edital de iniciação científica júnior oferecerá bolsas a alunos regularmente matriculados em escolas de nível médio. O valor mensal das bolsas será de R$100 e a vigência será de outubro de 2020 a julho de 2021.

O orientador deve ter experiência em pesquisa e estar inserido em algum grupo de pesquisa do CNPq sediado na UNIRIO. Além disso, deve ser servidor, com titulação de doutor ou de mestre, em regime de trabalho em tempo integral (40h) ou dedicação exclusiva (DE), e com produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no período de 2015 a 2020.

O projeto, que deverá estar inscrito no Portal de Pesquisa da UNIRIO, precisa ter originalidade, relevância e viabilidade técnica.

O período de submissão se encerra no dia 18 de agosto. As regras para apresentação de propostas estão disponíveis no edital.

Outras informações devem ser solicitadas à DPq, pelo e-mail pesquisa.dpq@unirio.br.