código do Google analytics Docente Aurélio Wander Bastos, da Escola de Ciências Jurídicas, recebe título de professor emérito — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Docente Aurélio Wander Bastos, da Escola de Ciências Jurídicas, recebe título de professor emérito

por comunicacao — publicado 25/05/2017 15h05, última modificação 26/05/2017 09h50
Cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, no Auditório Vera Janacopulos

Na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, foi realizada a cerimônia de entrega do título de professor emérito ao docente Aurélio Wander Chaves Bastos, da Escola de Ciências Jurídicas (ECJ) da UNIRIO. A entrega aconteceu durante sessão solene dos Conselhos Superiores da Universidade, presidida pelo reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca.

Idealizador do curso de Direito da UNIRIO, instalado em 1992, Aurélio Wander Bastos recordou os desafios iniciais após a criação da Escola. “Tínhamos a preocupação de repensar parâmetros dogmáticos de formação, respeitando os direitos e deveres da sociedade, como previa a Constituição Federal promulgada em 1988”, observou.

Em seu discurso, ele fez questão de mencionar nomes de professores que marcaram sua vida e destacou a relevância de sua carreira como docente. “Reconheço que, se advogado fui, se procurador da União tive oportunidade de ser, deve-se ao fato de ter sido professor. Os cargos que honrosamente ocupei na administração universitária e na administração pública, ocupei porque fui professor”, disse Wander Bastos.

Cerimônia

O homenageado foi conduzido à mesa de honra por comitiva formada pelo professor Benedito Adeodato, decano do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP); pelo ex-senador Bernardo Cabral, doutor honoris causa pela UNIRIO; e pelo advogado Técio Lins e Silva, presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

O decano do CCJP destacou a iniciativa de criação do curso de Ciências Jurídicas da UNIRIO, proposta por Wander Bastos. “Era um projeto de curso ‘cidadão’, numa universidade pública e em turno noturno, que modificava o processo de ensino jurídico”, observou. Benedito Adeodato lembrou também da articulação do docente para a instalação do CCJP: “A proposta previu a coexistência dos cursos de Direito, Administração Pública e Ciência Política, onde o ensino crítico e integrado do pensamento público pudesse existir”.

O ex-senador Bernardo Cabral e o advogado Técio Lins e Silva também proferiram saudações ao homenageado e salientaram passagens de sua trajetória profissional e acadêmica.

Na fala de encerramento da cerimônia, o reitor Luiz Pedro Jutuca evidenciou a alegria por representar a UNIRIO em “cerimônia tão nobre”. “Essa iniciativa [concessão do título de professor emérito], apreciada e julgada pelos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão, nos concedeu a honra de vê-lo no conjunto daqueles que formalmente se eternizam em nossa Universidade”, concluiu.

Da esquerda para a direita: Bernardo Cabral, Wander Bastos, Luiz Pedro San Gil Jutuca, Benedito Adeodato e Técio Lins e Silva (Foto: Comso)