código do Google analytics Conselhos Superiores realizam sessão solene — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Conselhos Superiores realizam sessão solene

Conselhos Superiores realizam sessão solene

por comunicacao — publicado 17/12/2019 09h13, última modificação 06/01/2020 10h21
O evento teve como objetivo proceder à outorga do título honorífico de Professor Emérito aos professores Antônio Luiz de Araújo, Fernando Sion, Lucia Alves Vianna e Norma de Paula Rubini

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Universitário (Consuni) da UNIRIO realizaram, na última  sexta-feira (13),  uma  sessão solene conjunta, 416ª do Consepe e  499ª do Consuni, com o objetivo  de proceder à outorga do título honorífico de Professor Emérito aos professores Antônio Luiz de Araújo, Fernando Samuel Sion, Lucia Marques Alves Vianna e Norma de Paula Motta Rubini. 

Na oportunidade, o Reitor da UNIRIO Ricardo Cardoso deu  as boas-vindas aos novos representantes eleitos para o Consepe e para o Consuni (docentes,técnicos-administrativos e discente da Pós-Graduação).

O evento foi realizado no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG/UNIRIO).

 

Saiba mais sobre os professores homenageados

Antônio Luiz de Araújo

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979); Residência Médica em Cirurgia Geral (Hospital Municipal Salgado Filho - 1982); Pós-Graduação em Cirurgia Vascular e Angiologia (Instituto PG Médica Carlos Chagas-1989), Mestrado em Cirurgia Gastroenterológica pela Universidade Federal Fluminense (1996); Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Aprovado em concurso de provas e títulos para Professor Titular do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da UNIRIO (2002). Livre-docente em Cirurgia Geral (1991) e em Cirurgia Vascular (2004), ambas na UNIRIO. Atualmente é Professor Titular de Cirurgia Vascular da UNIRIO, atuando principalmente nos seguintes temas: varizes; cirurgia de varizes; aterosclerose. Aneurisma da Aorta Abdominal. etiopatogenia. Diagnóstico, tratamento; obstrução carotídea,  cirurgia; úlcera de perna, infecção, etiologia bacteriana, além de epidemiologia e complicações do pé diabético.

Fernando Sion

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (1977). Atualmente é Professor Titular em Alergia e Imunologia da UNIRIO. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Alergologia, Infecção HIV e Hepatites, Imunologia Clínica, atuando principalmente nas seguintes especialidades: Alergia Clínica, Imunologia Clínica, Autoimunidade, Infecção HIV/Aids. Chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunologia e AIDS .Professor do Curso de Mestrado em HIV e Hepatites Virais da Clínica Médica B do Hospital Universitário Gaffrée

 Lucia Alves Vianna

Graduada em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO (1978), é Mestre em Ciências pela Michigan State University/USA (1985) Master Program in Human Nutrition  e Doutora em Ciências Doutorado pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP (1992), área de Concentração:Biologia Molecular. Foi bolsista de pós-doutorado pelo CNPq. Administrativamente, atuou como Chefe de Departamento de Ensino, Diretora do Departamento de Pesquisa da PROPG e Decana do CCBS da UNIRIO. É Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro onde leciona as disciplinas: Nutrição Clinica na Graduação e Fisiologia Experimental no Mestrado e Doutorado da UNIRIO. Foi responsável pela disciplina de Metodologia da Pesquisa no Programa PPGNEURO. Participa dos Programas: Cursos de Mestrado e Doutorado em Neurologia (PPGNEURO-Neurociências) e do Doutorado em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO), Mestrado Profissional em Medicina da UNIRIO e fez parte do corpo docente do Mestrado em Biologia Humana e Experimental da UERJ.Tem experiência nas áreas de Biologia e Nutrição, com ênfase em Fisiologia e Bioquimica da Nutrição atuando principalmente em pesquisa nas áreas de Nutrição,Biologia e Fisiologia Experimental nos seguintes temas: hipertensão arterial,acidente vascular encefálico: pesquisa de fatores de risco, mecanismos fisiopatológicos (estresse oxidativo,processo inflamatório), com enfoque nos efeitos das vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, mecanismo de ação de agentes fitoterápico.

 Norma de Paula Rubini

 Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), Residência Médica em Pediatria - Hospital dos Servidores do Estado - RJ (1982), Pós-Graduação em Alergia e Imunologia - Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas (1984), Livre-docência em Alergia e Imunologia pela  UNIRIO (1991) e é Professora Titular de Alergia e Imunologia desde 2015. Atualmente é Professora Emérita de Alergia e Imunologia da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO, atuando no Curso de Graduação em Medicina e no Curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia (Lato Sensu) - UNIRIO. Foi Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) no biênio 2017-2018 e Vice-Presidente da ASBAI no período de 2013 a 2016. Exerce as seguintes atividades de extensão: Membro do Comitê Técnico Assessor em Terapia Antirretroviral em Crianças e Adolescentes do Ministério da Saúde, Coordenadora da Comissão de Ensino e Credenciamento de Serviços - ASBAI, Coordenadora da Comissão de Políticas de Saúde - ASBAI, Membro do Departamento de Imunoterapia e Imunobiológicos - ASBAI, Membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - Regional RJ, Membro do Departamento de Alergia e Imunologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), Membro da Câmara Técnica de Alergia e Imunologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e médica de referência de genotipagem do HIV - Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Alergia e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: asma grave, alergia alimentar, infecção pelo HIV, imunodeficiências primárias e imunomodulação.

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio