código do Google analytics Colóquio comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Colóquio comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Colóquio comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna

por claudia.oliveira — publicado 24/06/2022 14h25, última modificação 20/07/2022 13h26
Evento acontece de 27 de junho a 1º de julho, no campus da Av. Pasteur, 436. A abertura será com um concerto em homenagem a Villa-Lobos

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, a Escola de Letras da UNIRIO apresenta, de 27 de junho a 1º de julho, o colóquio "100 Anos da Semana de Arte Moderna: Perspectivas Críticas", organizado pelos professores Carla Miguelote, Masé Lemos e Marcelo Santos.

O evento conta com a participação de professores de diversas universidades, além de alunos da UNIRIO. A abertura será com o concerto “Villa-Lobos e a Semana de 22”, com o duo formado pelo violoncelista Hugo Pilger e a pianista Lúcia Barrenechea, no dia 27, às 18h. A apresentação, que terá mediação da professora Masé Lemos, acontece na Sala Guerra Peixe, do Instituo Villa-Lobos, e terá no repertório uma seleção de obras de Heitor Villa-Lobos apresentadas na programação musical da Semana de Arte Moderna: “Simples Coletânea” (1918), “Carnaval das Crianças Brasileiras” (1920), “Bailado Infernal” (1920) e “Sonata Op.66 n.2 para violoncelo e piano” (1916).

Nos dias seguintes (28 a 30/06), sempre a partir das 18h, no Centro de Letras e Artes (Bloco III, sala 401),  serão realizadas mesas de debates. No encerramento, dia 1º de julho, também no CLA, será lançada a edição da Revista daGaveta dedicada ao Modernismo Brasileiro, e a apresentação “Leituras Modernistas”, com estudantes, atores e escritores da UNIRIO.

Veja abaixo a programação completa.

coloqui_4

coloquio_4