código do Google analytics Ciclo de Seminários do IB discute ‘Papel da astrogliose em alterações neuroinflamatórias: da esquizofrenia a sepse’ — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Ciclo de Seminários do IB discute ‘Papel da astrogliose em alterações neuroinflamatórias: da esquizofrenia a sepse’

por comunicacao — publicado 19/09/2018 09h05, última modificação 19/09/2018 09h03
Evento acontece nesta sexta-feira, dia 21, às 12h

Papel da astrogliose em alterações neuroinflamatórias: da esquizofrenia a sepse . Esse será o tema da próxima atividade dos Seminários do Instituto Biomédico (IB), que acontece nesta sexta-feira, dia 21, às 12h, no Anfiteatro G-107. O convidado desta semana será o professor Pablo Trindade (Programa de Pós-graduação em Biologia Molecular e Celular/ PPGBMC-UNIRIO).

O professor possui Graduação em Ciências Biológicas (2004) e Mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2006); Doutorado em Ciências (modalidade Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Fez pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (2011-2012), quando estudou o papel das células microgliais no desenvolvimento de conexões centrais. Realizou pós-doutorado na Escola de Medicina da Universidade de Maryland, Baltimore - EUA (2012-2015), onde estudou as alterações de longa duração induzidas pelo etanol em células astrogliais. Atualmente realiza pós-doutorado no Instituto D'or de Pesquisa e Ensino aplicando o modelo de reprogramação celular para o estudo da esquizofrenia, com ênfase na fisiologia de células gliais. Tem experiência na área de Neurociências com ênfase em Neurobiologia do Desenvolvimento.

O IB se localiza na Rua Frei Caneca, 94, Centro.