código do Google analytics Ciclo de palestras 'Marcas de Proveniência e Cultura Material' será realizado em ambiente virtual — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Ciclo de palestras 'Marcas de Proveniência e Cultura Material' será realizado em ambiente virtual

por Comunicação publicado 20/09/2020 12h37, última modificação 20/09/2020 12h38
Inscrições começaram neste domingo (20); evento acontece em outubro

O projeto de pesquisa A eloquência dos livros: marcas de proveniência bibliográfica irá realizar, no mês de outubro, um ciclo de palestras intitulado Marcas de Proveniência e Cultura Material. As inscrições para as sessões 1 a 4 começaram neste domingo (20). Devido à pandemia, o evento acontecerá em ambiente virtual.

As inscrições são gratuitas, com 100 vagas disponibilizadas por cada sessão. A partir da quinta sessão, as inscrições serão abertas sempre três dias antes do evento. Os certificados de participação serão enviado a partir de novembro.

Veja abaixo a programação das quatro primeiras sessões:

Sessão 1 (1/10)

09h - Abertura.
Fabiano Cataldo de Azevedo (UNIRIO/CERL) e Cristina Dondi e Marian Lefferts (CERL).

09h30 - As marcas dos livros - ângulos de observação e método de pesquisa: um testemunho.
Fernanda Maria Guedes de Campos (Universidade Nova de Lisboa).

Sessão 2 (1/10)

18h - Bibliotecas à imagem de quem as reúne
João Luís Lisboa (Universidade Nova de Lisboa)

18h30 - Bibliotecas particulares no Brasil do século XIX, fontes, abordagens e tendências temáticas.
Tânia Bessone (UERJ).

Sessão 3 (6/10)

10h - Marcas de Proveniência em Partituras Musicais: o catálogo de Vera Janacópulus na UNIRIO.
Bárbara Lima (UNIRIO) e Viviane Freitas (UNIRIO).

10h30 - Nacionalismo, memória e imagem institucional: selos, emblemas e brasões como marcas de proveniência no Arquivo Histórico do Itamaraty do Rio de Janeiro (1808-1959).
Frederico Ferreira (Arquivo Histórico do Itamaraty/RJ).

Sessão 4 (6/10)

18h - Proposta de metodologia para o estudo das marcas de proveniência de um exemplar.
Fabiano Cataldo de Azevedo (UNIRIO/CERL) e Marli Gaspar Bibas (UNIRIO).