código do Google analytics Cerimônia de encerramento do Programa Puedes reúne gestores e representantes das Universidades parceiras — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Cerimônia de encerramento do Programa Puedes reúne gestores e representantes das Universidades parceiras

Cerimônia de encerramento do Programa Puedes reúne gestores e representantes das Universidades parceiras

por comunicacao — publicado 07/06/2017 13h25, última modificação 08/06/2017 08h45
O evento ocorreu no dia 5 de junho, no auditório da Escola de Enfermagem da UNIRIO

No dia 5 de junho, foi realizada, no auditório da Escola de Enfermagem da UNIRIO, a cerimônia de encerramento do Programa Participação Universitária para o Desenvolvimento Econômico e Social em América Latina (Puedes/Erasmus Mundus).

O programa, coordenado pela Universidade de Oviedo (Espanha), teve como objetivo alocar recursos para a mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e técnicos-administrativos de países latino-americanos, prioritariamente aqueles vítimas de situação de risco social ou qualquer tipo de discriminação. Durante os quatro anos de sua vigência, o Puedes contou com a participação de 20 Universidades, das quais 7 são europeias e 13 são oriundas da América Latina. Além de  co-coordenar o  Projeto na América Latina, a UNIRIO teve a oportunidade de intermediar a mobilidade de seis membros de sua comunidade acadêmica para realizarem estudos nas Universidades europeias parceiras.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor de Extensão e Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oviedo, professor Francisco Jose Borde López, da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UNIRIO, professora Evelyn Orrico (representando o reitor),  da coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, professora Liliana Angel Vargas, e da responsável pela operacionalização do Programa na Universidade de Oviedo, Silvia Gonzalez.

 Durante a cerimônia, a professora Liliana Vargas destacou a importância da participação da UNIRIO no Puedes e o fato de este ter sido não somente um programa acadêmico, mas também de inclusão social. “Hoje temos certeza que o maior impacto do Puedes estará na vida de muitos estudantes latino-americanos que conseguiram realizar o sonho de estudar em universidades europeias com os recursos fornecidos pelo Puedes. Hoje podemos dizer que nós conseguimos!", afirmou.

 Embora as atividades do Programa tenham chegado ao término, o professor Francisco López reforçou a importância do fortalecimento da parceria. “Esperamos que seja possível ampliá-lo, para que dê novos frutos", finalizou.

 

Cerimônia de Encerramento Projeto PUEDES


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio