código do Google analytics CCJP receberá ex-ministro Celso Amorim para conferência sobre as relações entre Brasil e África — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / CCJP receberá ex-ministro Celso Amorim para conferência sobre as relações entre Brasil e África

CCJP receberá ex-ministro Celso Amorim para conferência sobre as relações entre Brasil e África

por comunicacao — publicado 15/05/2015 17h55, última modificação 22/05/2015 13h29
Evento integra VII Jornada de Ciência Política da UNIRIO, que acontece no dia 25 de maio, em comemoração ao Dia da África

As relações entre Brasil e África serão o tema da conferência que o ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores Celso Amorim profere na segunda-feira, dia 25 de maio, às 14h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP). O evento, que comemora o Dia da África, integra a VII Jornada de Ciência Política da UNIRIO, coordenada pelo Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (Grisul).

Além da conferência, haverá apresentação da filosofia africana Ubuntu, mesa-redonda sobre as relações entre Brasil e África e roda de conversa com africanos que vivem no Rio de Janeiro. Confira a programação completa.

Trajetória

Diplomata de carreira formado em 1965 pelo Instituto Rio Branco, Amorim foi duas vezes ministro das Relações Exteriores. Na primeira delas, entre 1993 e 1994, durante o governo de Itamar Franco, ajudou nos preparativos para o lançamento do Mercosul, que ocorreria em 1995. Em 2003, foi escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva para retornar ao cargo, permanecendo nele até o fim do segundo mandato do presidente, em janeiro de 2011.

Em agosto do mesmo ano, já no governo de Dilma Rousseff, Amorim tornou-se ministro da Defesa, cargo que ocupou até o final do primeiro mandato da presidente.

Dia da África

Em 25 de maio de 1963, chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba (Etiópia) para enfrentar o neocolonialismo. Na ocasião, foi fundada a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a importância desse encontro e instituiu o dia 25 de maio como o Dia da África. A data simboliza a luta dos povos africanos por sua independência.

O CCJP se localiza na Rua Voluntários da Pátria, 107, Botafogo.

Outras informações pelo telefone 2286-4649.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio