código do Google analytics Biblioteca Central disponibiliza acervo a universidades estrangeiras — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca Central disponibiliza acervo a universidades estrangeiras

Biblioteca Central disponibiliza acervo a universidades estrangeiras

por comunicacao — publicado 17/05/2016 07h40, última modificação 17/05/2016 09h37
Instituições da Europa e dos Estados Unidos foram as primeiras a solicitarem obras

A Biblioteca Central (BC) da UNIRIO realiza empréstimo de obras a universidades estrangeiras. O serviço integra um projeto iniciado em 2012, com a filiação da BC ao serviço de catalogação cooperativa da Online Computer Library Center, Inc (OCLC), considerada a maior rede de serviços de bibliotecas do mundo, que congrega mais de 16 mil instituições.

No segundo semestre de 2015, após três anos de cooperação de metadados via downloads, a BC enviou o primeiro pacote de metadados para contribuir para esta base. Inicialmente, foram 32 mil registros (uploads) do catálogo on-line. Após análise da qualidade dos dados e ajustes de versão de softwares, os registros foram incorporados à base de dados global. Com quinze dias de exposição nessa base, a BC recebeu três pedidos internacionais de empréstimos de seu acervo.

De acordo com a diretora da BC, Márcia Valéria Brito Costa, universidades da Europa (Finlândia e Portugal) e dos Estados Unidos (Harvard) foram as primeiras a solicitarem empréstimos. “Esse compartilhamento abre uma infinidade de possibilidades de visibilidade de nossa produção de conhecimento, assim como o acesso à informação dos acervos existentes no mundo”, disse. “Além de aumentar a visibilidade das bibliotecas da UNIRIO, também permitirá oferecer aos  usuários locais de acesso a bibliotecas globais”.

Para acessar uma pesquisa na base de dados da OCLC, acesse o site: www.worldcat.org


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio