NAU

Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca Central disponibiliza acervo a universidades estrangeiras

Biblioteca Central disponibiliza acervo a universidades estrangeiras

por Comunicacao UNIRIO publicado 17/05/2016 07h40, última modificação 17/05/2016 09h37

A Biblioteca Central (BC) da UNIRIO realiza empréstimo de obras a universidades estrangeiras. O serviço integra um projeto iniciado em 2012, com a filiação da BC ao serviço de catalogação cooperativa da Online Computer Library Center, Inc (OCLC), considerada a maior rede de serviços de bibliotecas do mundo, que congrega mais de 16 mil instituições.

No segundo semestre de 2015, após três anos de cooperação de metadados via downloads, a BC enviou o primeiro pacote de metadados para contribuir para esta base. Inicialmente, foram 32 mil registros (uploads) do catálogo on-line. Após análise da qualidade dos dados e ajustes de versão de softwares, os registros foram incorporados à base de dados global. Com quinze dias de exposição nessa base, a BC recebeu três pedidos internacionais de empréstimos de seu acervo.

De acordo com a diretora da BC, Márcia Valéria Brito Costa, universidades da Europa (Finlândia e Portugal) e dos Estados Unidos (Harvard) foram as primeiras a solicitarem empréstimos. “Esse compartilhamento abre uma infinidade de possibilidades de visibilidade de nossa produção de conhecimento, assim como o acesso à informação dos acervos existentes no mundo”, disse. “Além de aumentar a visibilidade das bibliotecas da UNIRIO, também permitirá oferecer aos  usuários locais de acesso a bibliotecas globais”.

Para acessar uma pesquisa na base de dados da OCLC, acesse o site: www.worldcat.org