código do Google analytics Biblioteca Central adquire reproduções de obras da Idade Média — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca Central adquire reproduções de obras da Idade Média

Biblioteca Central adquire reproduções de obras da Idade Média

por comunicacao — publicado 29/05/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 14h14

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) adquiriu recentemente três fac-símiles de atlas da Idade Média, com a reprodução de obras que integram acervos de importantes bibliotecas europeias. Uma delas é o “Atlas Miller”, de 1519, disponível na Biblioteca Nacional da França e considerado por especialistas como o mais valioso monumento cartográfico do mundo. A obra mostra o poderio e as conquistas portuguesas nos mares e inclui as primeiras representações iconográficas de nosso país.

Outra reprodução adquirida é a do “Atlas Universal” (1565), de autoria de Diogo Homem e disponível na Biblioteca Nacional da Rússia. São 19 cartas duplas ricamente ilustradas com iluminuras e elementos de heráldica das regiões representadas. A Biblioteca Central recebeu ainda reproduções do “Atlas Vallard” (1547), que apresenta 15 cartas náuticas, tabelas de declinações, e conteúdos representativos do processo de colonização.

As três obras, única no Brasil, apresentam certificado de autenticidade e são exemplares numerados. Os professores da UNIRIO que desejarem conhecer as obras poderão agendar visitas individuais pelo e-mail atendimentobiblioteca@unirio.br. Após a catalogação, a Biblioteca Central organizará uma exposição para compartilhar as reproduções com toda a comunidade acadêmica.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio