código do Google analytics Biblioteca Central adquire reproduções de obras da Idade Média — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Biblioteca Central adquire reproduções de obras da Idade Média

Biblioteca Central adquire reproduções de obras da Idade Média

por comunicacao — publicado 29/05/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 14h14

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) adquiriu recentemente três fac-símiles de atlas da Idade Média, com a reprodução de obras que integram acervos de importantes bibliotecas europeias. Uma delas é o “Atlas Miller”, de 1519, disponível na Biblioteca Nacional da França e considerado por especialistas como o mais valioso monumento cartográfico do mundo. A obra mostra o poderio e as conquistas portuguesas nos mares e inclui as primeiras representações iconográficas de nosso país.

Outra reprodução adquirida é a do “Atlas Universal” (1565), de autoria de Diogo Homem e disponível na Biblioteca Nacional da Rússia. São 19 cartas duplas ricamente ilustradas com iluminuras e elementos de heráldica das regiões representadas. A Biblioteca Central recebeu ainda reproduções do “Atlas Vallard” (1547), que apresenta 15 cartas náuticas, tabelas de declinações, e conteúdos representativos do processo de colonização.

As três obras, única no Brasil, apresentam certificado de autenticidade e são exemplares numerados. Os professores da UNIRIO que desejarem conhecer as obras poderão agendar visitas individuais pelo e-mail atendimentobiblioteca@unirio.br. Após a catalogação, a Biblioteca Central organizará uma exposição para compartilhar as reproduções com toda a comunidade acadêmica.

registrado em: Biblioteca Central

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio