código do Google analytics Autores dos melhores trabalhos são premiados em cerimônia de encerramento da SIA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Autores dos melhores trabalhos são premiados em cerimônia de encerramento da SIA

por comunicacao — publicado 17/10/2014 15h20, última modificação 20/10/2014 08h40
Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 17

Bolsistas das Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e Extensão e Cultura (PROExC) que apresentaram os melhores trabalhos na 12ª Semana de integração Acadêmica (SIA) foram premiados na manhã desta sexta-feira, dia 17 de outubro, no Auditório Vera Janacopulos (campus da Reitoria). A cerimônia marcou o encerramento do evento, que se iniciou na última segunda-feira, 13, e aconteceu conjuntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“Tive a oportunidade de presenciar apresentações de pôsteres e observei que, além da qualidade dos trabalhos, os alunos se mostravam muito seguros, pois dominavam o assunto em pauta”, elogiou o reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca. “Se a Universidade investe, vocês nos retribuem com essa qualidade”, concluiu.

Para o diretor do Departamento de Documentação e Registro de Assuntos Docentes, Alcides Guarino, as atividades da Semana evidenciaram uma mudança de mentalidade que vem ocorrendo no meio universitário em relação à pesquisa. Segundo ele, a realização de projetos de pesquisa passou a ser vista a partir de uma perspectiva mais ampla, que engloba a educação e a formação do aluno. “Temos visto essa evolução na UNIRIO”, ressaltou.

Também presente no evento, o vice-reitor, José da Costa Filho, destacou o espírito de corpo da Universidade, lembrando que a instituição nasceu de um conjunto de escolas isoladas que se uniram. “Tivemos provas de que somos uma instituição madura, o que é motivo de muita alegria e constrói a nossa subjetividade institucional de maneira particular.”

Êxito

A diretora do Departamento de Pesquisa, Fabiana Assumpção de Souza, comentou sobre os trabalhos apresentados pelos ex-bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência, provenientes de todos os cinco centros acadêmicos da Universidade. “Foi muito proveitoso, pois assistimos discussões bastante aprofundadas de alunos que puderam desenvolver projetos de pesquisa ainda no primeiro e no segundo períodos de seus cursos”, avaliou.

Já o diretor do Departamento de Pós-Graduação, Paulo Cavalcante, enalteceu o sucesso desta edição da SIA, realizada em um ano turbulento como tem sido 2014, marcado por grandes eventos, como Copa do Mundo e eleições, e, também, por problemas. “É uma satisfação muito grande constatar que conseguimos desenvolver todas essas atividades na UNIRIO, mesmo em um ano de dificuldades”, comemorou.

Ao mencionar as atividades promovidas pela Prograd na Semana, o diretor do Departamento de Documentação e Registro Acadêmico, Marcos Miranda, também destacou o sucesso do evento. “A SIA propicia a troca de saberes e a geração de conhecimento”, salientou.

A diretora do Departamento de Extensão, Sônia Middleton, disse que a realização da Semana exigiu grandes esforços, mas atingiu os objetivos esperados. “Estou bastante cansada, mas muito satisfeita”, confessou. Sônia revelou, ainda, que a avaliação dos trabalhos da PROExC foi feita pelo próprio público que assistiu às apresentações.

Confira a lista de trabalhos premiados pela Prograd.

Confira a lista de trabalhos premiados pela PROExC.

Dirigentes da UNIRIO destacaram o sucesso do evento e a qualidade dos trabalhos apresentados (Foto: Comso)