código do Google analytics Ator, diretor e pedagogo francês ministra palestra nesta terça-feira, 24 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Ator, diretor e pedagogo francês ministra palestra nesta terça-feira, 24

Ator, diretor e pedagogo francês ministra palestra nesta terça-feira, 24

por comunicacao — publicado 23/09/2013 16h45, última modificação 24/09/2013 10h41
François Kahn falará sobre o espaço cênico e a relação entre ator e espectador, na Escola de Teatro da UNIRIO

O ator, diretor e pedagogo francês François Kahn ministrará a palestra “Reflexões sobre o espaço e a relação ator/espectador” nesta terça-feira, dia 24, às 18h30, na sala de audiovisual do prédio da Escola de Teatro da UNIRIO. O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa do Ator.

François falará sobre suas experiências no TEATROdaCAMERA, onde apresenta, para um número restrito de espectadores e em um ambiente não concebido para o teatro, textos de importantes autores da literatura mundial. A investigação é baseada na proximidade entre o ator e o espectador; uma forma de intimidade espacial que permite ao ator um trabalho muito delicado sobre a voz e o corpo, impondo uma qualidade diferente de presença que acaba por transformar a relação de confiança e a disponibilidade do espectador.

Colaborador próximo do diretor polaco Jerzy Grotowski entre os anos 1973 e 1981, François Kahn também trabalhou como ator e dramaturgo na Fondazione Pontedera Teatro, entre os anos 1987 e 1997. Desde então, dedica-se ao TEATROdaCAMERA, tendo atuado e dirigido uma dezena de espetáculos na França, na Itália e no Brasil, onde também ministrou inúmeras oficinas para atores.

A Escola de Teatro da UNIRIO se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, Urca).

Núcleo

O Núcleo de Pesquisa do Ator é um projeto de extensão que, desde 2001, realiza diversas atividades, como seminários, palestras, cursos e oficinas, a fim de possibilitar às comunidades artística, docente e discente das escolas de teatro o acesso a um espaço permanente de formação, especialização e reciclagem do ator e do professor.

No Rio de Janeiro, François Kahn também apresentará seu novo espetáculo do TEATROdaCAMERA, Viagem a Izu, nos jardins do Museu da Chácara do Céu, nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro, às 17h15.

Outras informações pela página do evento no Facebook

registrado em: Teatro, Eventos