código do Google analytics Ator, diretor e pedagogo francês ministra palestra nesta terça-feira, 24 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Ator, diretor e pedagogo francês ministra palestra nesta terça-feira, 24

Ator, diretor e pedagogo francês ministra palestra nesta terça-feira, 24

por comunicacao — publicado 23/09/2013 16h45, última modificação 24/09/2013 10h41
François Kahn falará sobre o espaço cênico e a relação entre ator e espectador, na Escola de Teatro da UNIRIO

O ator, diretor e pedagogo francês François Kahn ministrará a palestra “Reflexões sobre o espaço e a relação ator/espectador” nesta terça-feira, dia 24, às 18h30, na sala de audiovisual do prédio da Escola de Teatro da UNIRIO. O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa do Ator.

François falará sobre suas experiências no TEATROdaCAMERA, onde apresenta, para um número restrito de espectadores e em um ambiente não concebido para o teatro, textos de importantes autores da literatura mundial. A investigação é baseada na proximidade entre o ator e o espectador; uma forma de intimidade espacial que permite ao ator um trabalho muito delicado sobre a voz e o corpo, impondo uma qualidade diferente de presença que acaba por transformar a relação de confiança e a disponibilidade do espectador.

Colaborador próximo do diretor polaco Jerzy Grotowski entre os anos 1973 e 1981, François Kahn também trabalhou como ator e dramaturgo na Fondazione Pontedera Teatro, entre os anos 1987 e 1997. Desde então, dedica-se ao TEATROdaCAMERA, tendo atuado e dirigido uma dezena de espetáculos na França, na Itália e no Brasil, onde também ministrou inúmeras oficinas para atores.

A Escola de Teatro da UNIRIO se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, Urca).

Núcleo

O Núcleo de Pesquisa do Ator é um projeto de extensão que, desde 2001, realiza diversas atividades, como seminários, palestras, cursos e oficinas, a fim de possibilitar às comunidades artística, docente e discente das escolas de teatro o acesso a um espaço permanente de formação, especialização e reciclagem do ator e do professor.

No Rio de Janeiro, François Kahn também apresentará seu novo espetáculo do TEATROdaCAMERA, Viagem a Izu, nos jardins do Museu da Chácara do Céu, nos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro, às 17h15.

Outras informações pela página do evento no Facebook


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio