Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Artista Sérgio Ricardo se apresenta neste sábado, na Casa da Gabriela

Artista Sérgio Ricardo se apresenta neste sábado, na Casa da Gabriela

por Comunicacao UNIRIO publicado 27/10/2017 13h40, última modificação 30/10/2017 11h39

Em comemoração dos 85 anos de vida do artista múltiplo Sérgio Ricardo, ele e seus filhos Marina Lutfi e João Gurgel promovem o show sonoro-visual Cinema na Música, neste sábado, dia 28, às 20h, na Casa da Gabriela, em Santa Teresa. O evento é promovido pelo projeto Memória Artística Sérgio Ricardo, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), e pela Escola de Museologia.

No roteiro, canções feitas para os seus próprios filmes e alguns sucessos, chamando o público para reviver e cantar narrativas que marcaram a história do cinema brasileiro. Barravento, inspirado no filme de Glauber Rocha, Esse mundo é meu, com letra de Ruy Guerra, Cantador de Cajazeiro (abertura do seu filme mais cultuado, A noite do espantalho), Zelão, seu primeiro sucesso, e Palmares, com letra de Capinan, vão reverberar em uma sonoridade acústica. Enquanto isso, trechos das películas editadas por Victor Magrath serão projetados na parede ao fundo do palco.

Compositor de inúmeras canções e trilhas sonoras, como a do clássico Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme de Glauber Rocha, e bom contador de histórias, Sérgio Ricardo se tornou cineasta nos anos 60. Premiado internacionalmente, realizou três longas-metragens  - Esse mundo é meu (1964), Juliana do amor perdido (1968) e A noite do espantalho (1973) -  e mais de dez curtas, entre eles, Menino da calça branca (1961) e o mais recente, Pé sem chão (2014).

Em seus filmes, a música assume um papel potencialmente narrativo, criando uma linha de envolvimento entre os personagens, a história e o público. É mais do que trilha - é praticamente um personagem dentro do enredo. Sérgio criou obras que provocam o público a sentir o cinema, ouvi-lo, cantá-lo, e essa experiência será vivida neste Cinema na Música, que, em formato maior, começa a circular pelo país.

A Casa da Gabriela se localiza na Rua Dias de Barros, 47, Santa Teresa.

Reservas e informações pelo e-mail casadagabrielarj@gmail.com ou pelo whatsapp (21) 98121-9171.


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio